Estudo diz: Para dormir bem, livro impresso é melhor que e-book


Olá, leitores!

Venho aqui compartilhar uma matéria que eu vi ontem a respeito de ler livros antes de dormir. Alguns de vocês já devem ter ouvido aquela frase: “Vai ler um livro que o sono vem mais rápido”. A frase, para nós, leitores não faz muito sentido, ainda mais aqueles que adoram “ler só mais um capítulo”. Porém, para os leitores de livros digitais, essa frase possa também ser prejudicial a saúde. Isso porque um grupo de pesquisadores do Brigham and Women's Hospital de Boston compararam o efeito da leitura de livros de papel e de leitores digitais (e-readers) antes de dormir. O resultado foi o seguinte: pessoas que liam livros digitais levavam mais tempo para dormir e tinham um sono de pior qualidade. Segundo os pesquisadores, a explicação estaria na luz emitida pelos e-readers, que podem interferir com o relógio biológico.
Nosso corpo se guia pela luz para diferenciar o dia e a noite e determinar seu ritmo. Mas a luz azul, faixa de onda comum em smartphones, tablets e luzes LED (presentes em alguns tipos de TV, por exemplo), é capaz de interferir com o relógio biológico. A exposição à luz azul à noite pode desacelerar ou impedir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono.
Os pesquisadores constataram ainda que os leitores de tablets dormem uma hora mais tarde do que os outros e estão menos alertas no dia seguinte - mesmo depois de oito horas de sono. Eles acreditam também que o uso desses aparelhos, principalmente entre crianças e adolescentes, "desempenha um papel, ao perpetuar a falta de sono", tendência que se agrava há meio século. Por esse motivo, os pesquisadores pedem investigações sobre as consequências, para a saúde, de seu uso em longo prazo.

E ai, leitores de Ebooks? Será que essa pesquisa tem fundamento? Eu não tenho o costume de ler E-books, ainda sou da velha guarda, então não tenho muito argumento para comentar o assunto. Nada mais natural do que perguntar para quem usa e-readers para ler. 


Fonte: msn.com
Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!