Retrospectiva 2014

Restrospectiva da Academia sobre o ano de 2014

Olá, leitores! Falta pouco para o ano acabar e hoje estamos nostalgia pura. Vamos listar aqui para vocês, que tem acompanhado o blog, nossa retrospectiva 2014. O que aconteceu de legal que presenciamos no meio literário. Postagens, fotos, acontecimentos, tudo de divertido que vimos e fizemos. Espero que gostem e que possam se divertir conosco relembrando o que 2014 trouxe de bom para o meio literário.

Logomarca

                Depois de muito adiamento, sofrimento, testes e atualizações, mostramos aos nossos leitores nossa marca oficial. Foi um dia muito feliz para os membros da Academia, pois finalmente tínhamos a nossa identidade literária. Postagem: aqui.

Prêmio Bang

                O Prêmio Bang foi uma surpresa bem vinda para os aspirantes a escritores brasileiros. Em um mercado muitas vezes injusto e super competitivo como o nosso, nada mais justo do que aparecer de vez em quando aparecer algo que possa encorajar novos escritores a tirar seus originais da gaveta. Postagem: aqui.

Semana do Livro Nacional (notícia)

                Fiquei muito surpreso e emocionado com a notícia de que a fofa da Viviane Fair havia indicado meu nome para organizar a etapa de Brasília do SLN. Esse foi o primeiro evento que eu fui como blogueiro da academia, ainda em 2013 e depois de um ano, trocaria a plateia pela organização do evento. Postagem: aqui.

Mochila Literária DF

                Esse evento foi importante para nós por dois motivos: primeiro por ser um evento de grande porte (coisa que a Academia ainda não havia feito) que iria reunir nada mais nada menos que 20 autores em um mesmo local. E por eu ter conhecido as “Jéssicas”. Jéssica Rodrigues e Jéssica Brenda. Surgiu daí uma amizade entre blogueiros que deu tão certo que hoje trabalhamos juntos em eventos literários (esperem por novidades ano que vem). Postagem: aqui.

Um ano de Academia

                Nesse dia nosso querido blog completou um aninho de existência. Quando começamos o blog, apostamos em um formato um pouco diferente de muitos blogs literários. Ficamos um ano inteiro só divulgando autores e obras nacionais. Muitos diziam para nós que isso era um tiro no pé, que não daria certo e que o blog não sobreviveria só com nacionais. Não só sobrevivemos, como aprendemos a enxergar com outros olhos o trabalho árduo que os autores tem para conseguir se manter no mercado. Por conta dessa aposta estamos mais maduros e cientes de nosso dever como blogueiros. Se cada blog adotasse para si um autor nacional, acho que mais portas estariam abertas para esses guerreiros. E se os autores valorizassem (mais do que já valorizam) o trabalho dos blogueiros, poderíamos ter muito mais meios de ajuda-los. E fazemos niver no dia do amigo, quer coisa melhor do que comemorar com nossos amigos leitores e autores??? Postagem: aqui.

Semana do Livro Nacional (Evento)

                Primeiro grande evento que encabeço a organização. Quase morri de stress por conta desse evento, mas no final deu tudo certo. Ficamos muito felizes com o resultado e espero poder participar novamente da organização do ano que vem. A bancada de autores foi formada apenas por escritores locais. Há pouco menos de um ano atrás eu nem sabia que havia escritores locais! Hoje temos um time de feras aqui do DF e vamos trabalhar com eles sempre que pudermos, para levar seu trabalho para outros estados e afora. Postagem: aqui.

Parceria com a BookStart

                Os autores iniciantes sempre se perguntam como publicar um livro. Procurar uma editora tradicional? Procurar uma por demanda? Publicação independente? Então, surgiu uma quarta opção: o financiamento coletivo. Ficamos muito felizes de poder participar da iniciativa da empresa que visa dar uma chance aos novos escritores através de sua plataforma de financiamento coletivo para livros. Postagem: aqui.


Comic Con: A Experiência

                O que dizer sobre o maior evento da cultura pop que esse Brasil já viu? Foi Maravilhoso! Épico! Sem Igual! Só quem estava lá para compreender o que as palavras não conseguem explicar. Fomos lá e trouxemos para os nossos leitores as impressões de algumas editoras que vimos por lá. Postagem: aqui.

Primeiro Encontro Natalino de Leitores

                Essa foi a nossa primeira aposta para um projeto piloto que estamos desenvolvendo aqui em Brasília para reunir leitores, blogueiros e escritores em um só local, onde todos possam trocar experiências de diferentes pontos de vista a respeito dos livros. Teremos mais edições desse evento (no natal e em formatos diferentes que ainda vamos discutir). O projeto está sendo desenvolvido por nós e por um time fantástico de blogueiros que estão nos auxiliando nessa empreitada. Postagem: aqui.


                Então é isso pessoal. Boa parte do que fizemos esse ano está aqui e apostamos que ano que vem teremos muito mais para mostrar a vocês. Desejamos a todos um Feliz Ano Novo e que o ano de 2015 traga muito mais livros que o de 2014.


                Até o ano que vem ;)
Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Cada uma dessas coisas foram incríveis ao seu modo. A correria e a trabalheira pra organizar o Mochila Literária e o Semana do Livro Nacional foram épicas (eramos tão inexperientes u_u"). Mas deu certo, fizemos bonito e gostamos da experiência. Foi lindo!!!

    O Encontro Natalino de Leitores foi bem mais calmo e tranquilo de fazer (já eramos experientes) e promete muito nas próximas edições. #empolgada

    Nossa logo foi outra novela que também teve final feliz. Agora é só orgulho ^_^

    Parcerias e contatos sempre nos enriquece, seja como grupo em prol de uma causa, seja como pessoas.

    Comic Con!!!!!!!!!!!!!!!!!!! #foiepico

    Foi um bom ano pra Academia e pros amantes de literatura. Que 2015 seja ainda melhor ^_^

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!