RESENHA - Primeiras Impressões (LRDO)

Ficha técnica:
Referência bibliográfica: OLIVEIRA, Laís Rodrigues de. Primeiras Impressões. 1ª edição. Brasília, Editora Kiron, 2014. 312 páginas.
Gênero: Romance.
Temas: Amor, adaptação, "Orgulho e preconceito", Jane Austen.
Categoria: Literatura nacional.
Ano de lançamento: 2014.










“Frederick não esperou uma segunda chance. Fez o mesmo com as próprias mãos e a beijou, como desejava desde que a conheceu. Tentou mentir para si mesmo. Tentou ignorar a atração. Tentou esquecê-la quando deixou o Brasil, e novamente quando deixou Washington. Tentou fingir que o que sentia por Liz não era nada. Mas era tudo. Ela era seu tudo.”
*Primeiras Impressões”, pág. 225.




   Lizzie Benevides é uma mulher independente e charmosa. A brasileira deixou o paraíso, Búzios, e foi estudar nos Estados Unidos com sua irmã Jane e Charlotte, suas melhores amigas. Com o término da faculdade, as amigas voltam para Búzios para passar as férias com a família. Elas não esperavam que o retorno mudaria a vida de todas, para sempre.
    Lizzie conhece os turistas Charles Bing e o amigo dele, o arrogante Frederick Darcy. Em uma história que oscila entre o amor e o ódio, descobrimos como a paixão supera todas as primeiras impressões ruins. Com paisagens belíssimas, o romance entre a brasileira e o norte-americano tem altos e baixos. O orgulho de ambos se fixa como uma barreira que eles deverão derrubar para viver o amor.
     A obra Primeiras Impressões é uma releitura do clássico “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen. A obra original é um romance de época e foi publicado pela primeira vez em 1813. Já a obra Primeiras Impressões foi publicado em 2014 e tem como pano de fundo a sociedade pós-moderna. Eu ainda não tive a oportunidade de ler “Orgulho e Preconceito”, mas a obra Primeiras Impressões fomentou meu desejo de conhecer a famosa obra de Jane Austen. O livro apresenta muitos personagens e estes são bem organizados, sem se perderem no desenrolar da trama. O romance inesperado entre Liz e Frederick ganhou pontos por quase me matar de curiosidade para saber o que iria acontecer. Porém, o sentimento entre os dois personagens demora a se aflorar, o que desgasta a mente dos imediatistas. Acredito que na obra de Jane Austen seja assim, levando em conta os costumes da época. Por um lado, penso que poderia ser um pouco mais ousado. Por outro, imagino que isso “destruiria” a magia do romance original.
    Achei os diálogos incrivelmente bem construídos, da forma que aguça a vontade do leitor de estar participando da história. Entretanto, o longo espaço de tempo entre um acontecimento e o outro me incomodou bastante. Acho que esse “buraco” nos dá a impressão de que estamos perdendo algo de importante para a trama.
A obra é narrada em terceira pessoa, por um narrador onisciente. A narração se restringe (na maioria do tempo) no desenrolar da história de Lizzie e Frederick, mas também dá atenção especial ao romance de Jane e Charles. A trama é fluida e de fácil entendimento, sem complexidade linguística. A relação temporal é truncada, como dito anteriormente, a obra apresenta algumas lacunas de tempo.
A formatação é simples (eu gosto de livros assim) e quase não há ilustrações, apenas flores que separam alguns trechos dentro dos capítulos. Ah! Não poderia deixar de dizer que a capa de Primeiras Impressões é uma das mais lindas e originais que eu já vi - foi amor à primeira vista.   
A autora de Primeira Impressões, Laís Rodrigues de Oliveira é especialista em Direito Constitucional. Criou o blog LRDO em 2013 para desfrutar das suas paixões: literatura e cinema. Lançou seu primeiro livro em 2014, uma adaptação de seu livro preferido “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen.
Acredito que a autora soube representar muito bem - o que é uma responsabilidade e tanto - a eterna história de amor de Jane Austen. Recomendo o romance de LRDO para todos os dela e para aqueles que curtem histórias de amor com muitas aventuras que exploram os sentimentos humanos.



Bibliografia de LAÍS RODRIGUES:

Livros:
  • Primeiras Impressões – Editora Kiron (2014);
Comentários
7 Comentários

7 comentários :

  1. Bom, eu sou suspeita pra falar desse livro, por ser completamente apaixonada por Orgulho e Preconceito quando fui ler este livro fiquei muito crítica. Porém se lhe imprecionou imagine a mim. Adorei o livro, Laís e um amor de pessoa, e bom como disse sou suspeita pra falar, rsrs.

    Beijinhos
    Kah Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu sou suspeita pra falar desse livro, por ser completamente apaixonada por Orgulho e Preconceito quando fui ler este livro fiquei muito crítica. Porém se lhe imprecionou imagine a mim. Adorei o livro, Laís e um amor de pessoa, e bom como disse sou suspeita pra falar, rsrs.

    Beijinhos
    Kah Fernandes

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?

    Eu adorei a leitura de 'Orgulho e preconceito' e confesso que fiquei interessada em 'Primeiras impressões' justamente por ser uma releitura desse livro que tanto gosto. Fiquei tentando imaginar as idas e vindas dos personagens, lembrando das cenas de Orgulho e Preconceito e pensando como tudo seria nessa nova obra. Realmente despertou meu interesse, vou procurar mais sobre o livro!

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro ler releituras, principalmente de obras que eu nunca tenha lido a original. Então, acho que por isso fiquei tão interessada em ler Primeiras Impressões. Gosto dessa ideia mais moderna de um romance de época e personagens mais atuais. Parece ser uma otima leitura e vou anotar como indicação. Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  5. Essa é a primeira resenha de vocês que leio e pelo visto comecei bem. Amei o estilo "fica técnica" que vocês usam, show! Parabéns!

    Quanto ao livro... Ainda não li, mas como gosto muito de "Orgulho e Preconceito" entrou para a lista de desejados com certeza. Fiquei curiosa sobre como a autora irá trabalhar a temática nos tempos modernos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Isa, tudo bem?

    Já tinha lido outra resenha desse livro e achei bastante interessante, gosto muito do filme de "Orgulho e Preconceito" e também gostei do livro, e entre tantas releituras que existem, essa foi uma que me chamou bastante atenção, talvez por se passar no Brasil e ter uma personagem brasileira. Adoro a personalidade dos personagens da história original, e tenho certeza que vou gostar da Lizzie e do Fredrick, e eu gosto de romances que tem um bom desenvolvimento, então acho que essa "demora" não me incomodaria tanto.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, me deixou suuuuuper curiosa!!
    Como amo "Orgulho e Preconceito", tenho certeza que vou adorar esse. Já entrou na lista!
    Beijinhos.
    Cacá

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!