RESENHA - A Destinada (Paula Ottoni)

Ficha técnica:
Referência bibliográfica: OTTONI, Paula. A Destinada. 1ª edição. Brasília, Edição do Autor, 2012. 400 páginas.
Gênero: Ficção; romance.
Temas: Aventura, literatura brasileira, Itália, vidência.
CategoriaLiteratura Brasileira.
Ano de lançamento2012.

 “– Você é a destinada, e sabe disso – ela disse. – A destinada a cumprir essa tarefa tão complicada e sacrificante. E mesmo sendo assim tão difícil, tem que saber que o destino a escolheu. Existe um motivo para isso, para ser você. Mas se procura essa resposta, esse motivo, saiba que não há lugar melhor para encontrar do que dentro de si mesma.”
*A Destinada (pág. 152).


O dom de Eliza Stewart sempre ajudou a salvar a vida de quem ela mais ama. Desde a infância, ela vê coisas que ainda não aconteceram, mas que o destino se encarregará de fazer. Como vidente, Eliza já previu diversos acidentes que envolviam seus familiares; mas desta vez, o destino separou algo diferente para ela.
Como em um sonho, a jovem presencia o sofrimento de um homem intrigante que implora por ajuda. Após juntar coragem para fazer o que julga ser o mais certo, Eliza parte em uma aventura que reserva diversas surpresas, para salvar a vida daquele homem.
Em A Destinada, a trama tem como personagens principais Eliza Stewart, Joseph Isaac Carter e William Rice. Eliza consegue ver o sofrimento de Joseph a quilômetros de distância e William é o grande amigo que ela faz na Itália enquanto tenta salvar a vida de Joseph, mas o amigo logo se vê apaixonado pela estadunidense – o que caracteriza um triângulo amoroso. Em pouco tempo, a autora nos apresenta o desenrolar dos acontecimentos de forma quase instantânea. Os diálogos são bem produzidos, tanto quanto os personagens, mas a forma dos acontecimentos e conversas (quase que precipitadas) me incomodaram um pouco.
O cenário que a autora escolheu é incrível: interior dos Estados Unidos e o interior da Itália; bem como a descrição minuciosa. Uma parte dos personagens permanece nos EUA e na viagem de Eliza conhecemos outra parte destes. Eliza é uma jovem que está se formando no ensino médio e apresenta uma personalidade confusa e mutável, o que me deixou com um pouco de antipatia para com ela - e em dúvida se essa era a real intenção da autora. Já Will e Joe são personagens maduros e decididos, o que nos faz torcer para que encontrem a felicidade.
A narração da obra é feita em primeira pessoa pela personagem principal, Eliza. O livro é bem fluído, não possui dificuldades para o entendimento e o foco narrativo se restringe à aventura de Eliza e seu ponto de vista. A relação temporal é linear, com pouquíssimas passagens de tempo e analepses. Em alguns trechos, há descrição do conteúdo de cartas e de um antigo diário de Eliza.
No início de cada capítulo há uma citação sobre destino e isso dá um charme especial, porém a obra não possui ilustrações – o que me deixou feliz, já que sempre acho livros clean mais bonitos visualmente.  A capa do livro carrega informações sobre o conteúdo da obra, porém acho que esta poderia ser mais trabalhada.
A autora de A Destinada nasceu em 1992, aqui no Brasil. Ela estudou Design na Universidade de Brasília (UnB). Paula Ottoni é o pseudônimo de Ana Paula Fogaça, jovem que terminou o primeiro livro com treze anos – nunca foi divulgado e nem lido, mas pretende reescrevê-lo algum dia. Sonha em viajar pelo mundo; é fã de cinema, música e chocolate.
Esse romance é diferente dos outros porque mistura paixão, aventura e ação. A obra tem muita emoção e expectativa em relação aos acontecimentos; os personagens que gostam de se arriscar com um objetivo completa a história com chave de ouro. Por fim, A Destinada agrada a todos com um espírito aventureiro.


Bibliografia de PAULA OTTONI (ordem cronológica):

Livros:
  • Uma Princesa em Meu Lugar - Editora Bookess (2011)
  • Half Moon - Amazon (2013)
  • A Destinada - Independente (2012)

Contos

  • O Lado Escuro do Mar - Amazon KDP (2015)



Postagem nº4: Clique para participar
Comentários
12 Comentários

12 comentários :

  1. até gosto de histórias com essa temática de 'premonição', mas o romance me desanimou um bocado, em especial por ser triângulo amoroso... =T

    ResponderExcluir
  2. Oie, gostei da história, um livro bom para ler na época natalina, acredito. Interior dos EUA, Itália, tema perfeito.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    A história me chamou muito a atenção. Fiquei bastante curiosa para conhecer como a autora desenvolveu a história. Gostei de saber que se passa no interior do EUA e da Itália. Com certeza deu um toque a mais à história.
    Irei ler se tiver a oportunidade. Espero que a leitura me agrade tanto quanto lhe agradou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa da história interessante.
    O fato de ter um triângulo amoroso me desanima um pouco a conhecer essa história, mas espero que isso não torne o leitura chata...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Isadora, tudo bem?
    Eu tenho esse livro aqui e devo ler em breve. A premissa me agrada,mas não é uma prioridade de leitura.
    Enfim, devo ler só ano que vem. Mas espero que eu goste.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha está muito boa, lendo um pouco mais sobre a história do livro, ele parece ser bem interessante, fiquei curiosa, pretendo ler.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Me pareceu um livro que não fica cansativo. Gosto de histórias com premonições e romance, então acho que iria gostar dele.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiie
    Eu comecei a ler o livro mas acho que peguei no momento errado pois não estava fluindo apesar da história chamar minha atenção, quero tenta continuar em breve e sua resenha ficou ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Conheço outra trabalho da autora, esse ainda nao tive oportunidade de ler, mas o tema da leitura me agrada e a narrativa me parece desenrolar bem. Espero ter a oportunidade der ler esse livro em breve!

    ResponderExcluir
  10. Oee, tudo bem?
    Eu ACHO que já li uma resenha desse livro e lembro que não tinha gostado muito e continuo não me interessando muito. A historia parece ser muito boa, só que se eu leio a sinopse e resenha acho que para mim vai ser uma leitura arrastada.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu não conhecia a obra ainda e confesso que fiquei super curiosa para ler e ver o que eu acho, pela sua resenha e pela trama parece que irei gostar!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda e apesar de gostar do gênero não fiquei muito animada com a história, sabe? Por isso por enquanto não vou aproveitar a dica :c

    Beijos :*

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!