Top 5 Leituras Estrangeiras de 2015





Olá, leitores! O ano está acabando e com ele vem as reflexões do que fizemos ao longo do ano e claro, os preparativos para as festas! Hoje, faremos uma retrospectiva das obras que passaram pelas nossas mãos em 2015. Fizemos muitas resenhas de livros bons e de livros não tão bons assim e neste post, vamos destacar as cinco melhores obras nacionais que a equipe da Academia resenhou aqui no blog. Já fizemos um "Top 5 Leituras Nacionais", que vocês podem conferir aqui.

Obs: Importante deixar claro que essa é uma opinião pessoal nossa. Não usamos nenhum critério técnico e muito menos estamos desmerecendo as outras obras aqui resenhadas, apenas vamos comentar a respeito daquelas que de alguma forma, chegaram mais fundo em nosso subconsciente.

Esperamos de coração que alguma dessas obras chegue até você, leitor, e que vocês possam sentir as diversas emoções que sentimos ao ler as obras abaixo:



Jurassic Parkobra resenhada por Luciano Vellasco



O que falar dessa obra? Jurassic Park influenciou minha infância e, junto com o desenho infantil "Em busca do vale encantado", foi o responsável por eu pegar um gosto enorme por dinossauros (principalmente os carnívoros rsrs). Quando peguei esse livro para ler, me perguntava o que mais ele teria a oferecer, já que o filme era (e ainda é) excepcional. O fato é que se o filme pegou 20% do que está escrito nessa obra, foi muito. Descobri coisas que não eram mencionadas no filme (até mesmo coisas que eles usaram em Jurassic Park World) e coisas que foram exploradas de outra maneira no longa de Spilberg, porém, eu não acho que nesse caso, o livro é melhor que o filme. Acredito que cada um entrega ao público aquilo que prometeu. O livro com suas teorias e o filme com suas imagens. E por isso, se forem ler, vejam o filme logo em seguida. Bem-Vindos ao Parque dos Dinossauros.




O Exterminador do Futuroobra resenhada por Luciano Vellasco



Quando a DarkSide anunciou que estava trazendo para o Brasil a novelização desse clássico, eu quase tive um ataque cardíaco. Se bem que, ao menos uma vez a cada dois meses eu tenho um ataque cardíaco com a Dark... Esse livro é uma representação perfeita do filme e vai além. O universo é expandido de forma que podemos conhecer melhor a relação entre os personagens e principalmente, os momentos em que Connor lembra os perigos que já passou no futuro. Eu nem preciso falar da capa, né? Não foi nem necessário colocar o título. O T-800 fala por si só. Essa obra foi uma das mais fieis ao filme que eu li esse ano.



Siloobra resenhada por Luciano Vellasco



Na época que eu descobri a existência de Silo, estava redescobrindo os livros pós-apocalípticos. Estava lendo muita fantasia e queria mudar um pouco de ares. Pela sinopse, a obra me fisgou e parecia ser promissora. Eu não estava louco para ler, apenas queria matar a curiosidade sobre o enredo, mas quando comecei a leitura... Essa foi uma obra que me jogou num buraco tão fundo quanto o cavado para criar o Silo. Com uma ambientação sensacional, um enredo de tirar o sono e revelações bombásticas, Silo foi sem sombra de duvida uma baita surpresa e o melhor pós-apocalíptico que eu li no ano (sorry Exterminador, a Juliette me ganhou, sem ressentimentos). Torço para que qualquer dia desses, a obra de Hugh vire um seriado (filme não, seriado).





O Sangue de Cordeiro, obra resenhada por Helkem Araújo


Sou e sempre fui apaixonada por vampiros. Desde criancinha. Mas não apaixonada por vampiros do jeito que as adolescentes de hoje são apaixonadas pelas "criaturas" de "Crepúsculo". Gosto do mostro, o vampiro clássico, sedutor mas aterrorizante, cruel e mortal. Pois bem, O sangue do cordeiro traz uma versão interessante do monstro. Aqui os vampiros podem sim andar ao sol. mas precisam se proteger muito e, o mais importante, não brilham. Aqui eles se autointitulam noantri, vivem em sociedade com regras rígidas e fizeram um pacto com a Igreja Católica. Um pacto que por si só é um segredo chocante demais para  ser revelado. E o documento que sela esse pacto, a Corcordata, está desaparecido e alguém que diz conhecer sua localização, ameça revela-lo ao mundo. Vampiros, um segredo obscuro do Vaticano, uma caçada alucinada, monumentos arquitetônicos de tirar o folego. São esses os ingredientes que fazem desse livro, claramente inspirado no best seller "O Código Da Vinci", uma leitura extremamente empolgante. E as revelações bombásticas do final fecham o livro com chave de ouro.


Memórias de uma Gueixa, obra resenhada por Helkem Araújo



Outra de minhas paixões de infância é o Japão, país que sempre admirei tanto quanto admirei e continuo admirando o Antigo Egito (ok, confesso que tenho uma queda enorme por culturas e coisas exóticas). Então, essa obra representou uma oportunidade excepcional de conhecer um pouco mais a singular cultura japonesa. E poucas são as coisas mais singulares na Terra do Sol Nascente que a milenar tradição das gueixas. Memórias de uma gueixa é um livro lindo, narrado de forma tão singela que quase te faz acreditar tratar-se de uma biografia. Mas não é. Arthur Golden, o autor, conseguiu dar voz a sua protagonista-narradora, tornando-a tão crível que parece que ela está ali sentada ao nosso lado contando sua curiosa vida. E como é peculiar a vida de uma gueixa. São tantos os treinamentos; tantos os detalhes; tantos os rituais, as cerimônias e as superstições; e tantos os cuidados com a aparência. Mas no fundo elas são mulheres arrancadas de seus lares ainda criança, treinadas na arte da beleza, do entretenimento e da servidão. Em resumo, é uma obra linda e uma história de encher os olhos de encantamento, surpresa e compaixão.


***

É isso ai, leitores. Essa é a nossa lista. Gostaram? Conhecem algum dos personagens acima? Nós deem sua opinião nos comentários ;)


Postagem n° 14: Clique para participar


Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Desse top 5 já queria muito ler Jurassic Park e Exterminador do Futuro; me interessei também por Sangue do Cordeiro (que tem a capa super linda, já tinha observado isso) e o "clássico" Memórias de uma Gueixa, que sempre me intrigou pela história dessa tradição e aquela coisa livro x filme.
    Adorei o top 5, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Quantas leituras estrangeiras ótimas você teve, deve ter sido difícil escolher apenas 5.
    Não li nem um dos livros citados por você, mas pretendo ler Jurassic Park, Silo e Memórias de uma Gueixa.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!