Top 5 Vilões da Literatura - 2015





Olá, leitores da Academia! Estamos muito perto da virada do ano e resolvemos relembrar as diversas obras que passaram pelo nosso blog. Criamos com base nessa pequena retrospectiva algumas listas do que teve de interessante, épico e emocionante nas páginas dos livros que lemos e resenhamos aqui. Fizemos um "Top 5 Leituras Nacionais", "Top 5 Leituras Estrangeiras", "Top 5 Personagens Masculinos" e um "Top 5 Personagens Femininos". Hoje, como "gran finale", apresentaremos a vocês nossa lista dos cinco VILÕES da literatura em 2015. A lista não tem uma ordem de preferência ou numeração. Essa é uma lista pessoal e criada com base em nossas experiências com nossas leituras de 2015 e apenas as obras resenhadas foram levadas em conta nas escolhas. :)


Esperamos que esses vilões sejam tão odiados (e quem sabe, queridos) por vocês, como eles foram para nós. 


Metraton - O primeiro Anjo



"Não há liberdade maior do que a vida no interior destas cercas."

Livro: Paraíso Perdido (resenha).
Quem é: O Primeiro anjo criado por Deus no Fulgiston, líder de todos os Sentinelas, o Anjo Supremo. Inspirado em Metatron, Yahweh organizou os celestes em sete castas angelicais.
Habilidades: Como foi o primeiro, Metraton pode invocar poderes de todas as Castas de Anjos.
Maldade: Sua demanda o levou a loucura e a cometer atos que iam contra os ensinamentos do altíssimo.
Objetivo: Destronar os Arcanjos e criar sua Éden particular, afim de manter a raça humana sob o seu domínio. 
Porque está aqui: Metraton já é (com o perdão da palavra) foda apenas por ter desafiado a vontade dos Cinco Primogênitos. Como se não bastasse, escapou sozinho de sua prisão e criou um plano tão audacioso que mesmo os poderosos Arcanjos não tinham como detê-lo. E não para por ai. Suas ações são tão intensas e carregadas de um senso próprio de justiça que, em certo momento da trama, até cheguei a torcer por ele. Não para que seu plano desse certo, mas que as motivações que o levaram a fazer o que ele fez fossem realizadas. Metraton é o tipo de vilão que não aparece só para "fazer o mal", ele é o tipo de vilão no qual podemos tirar algum aprendizado de suas ações e por esse motivo, o primeiro anjo prova que as vezes, os vilões tem razão.


Dr. Louison - Assassino da Nata 



"Sobreviverás ao abismo de tua própria loucura?"

Livro: A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison (resenha)
Quem é: Antoine Frederico Louison, conhecido e renomado médico de Porto Alegre dos Amantes, além de pintor e ensaísta. Figura notória por onde passa, Louison colecionava admiradores por conta de seu porte elegante e fala refinada.  
Habilidades: Retórica implacável. Conhecimentos avançados em medicina, arte e literatura.
Maldade: Ficou conhecido com o "Assassino da Nata", após ser acusado de assassinar cinco membros da alta sociedade porto alegrense. 
Objetivo: Seus objetivos são obscuros e incertos até mesmo para os amigos que conviviam com ele, mesmo depois de preso e encarcerado no aliso São Pedro para Psicóticos e Histéricas, ninguém conseguiu descobrir suas motivações. O que leva o leitor a ter de ler o livro para descobrir :)
Porque está aqui: Outrora um homem respeitado e admirado, foi um choque para a sociedade que ele fosse o tal assassino. Não bastasse isso, sua mente brilhante foi capaz de bolar um plano tão mirabolante que só foi descoberto por puro acaso do destino e pela sede de justiça um homem persistente. E por fim, Dr. Louison veio para provar que o conceito de bem e mal e certo e errado depende muito do ponto de vista de cada um.

O Exterminador - Ciborgue da Skynet



"I'II be Back"

Livro: O Exterminador do Futuro (resenha
Quem é: Cyberdyne Systems Model 101 - 800 Series Terminator é um ciborgue (androide cujo esqueleto é recoberto por tecido vivo) com inteligência artificial, criado pela Skynet. 
Habilidades: Por ser uma máquina, o Exterminador não sente dor, remorso, culpa, ou qualquer outro sentimento, além de não sofrer privações como respirar, comer ou dormir. Graças a seu banco de dados interno, é perito em armas, sabe pilotar veículos. O "modo busca" localizado onde estariam os olhos de uma pessoa comum são capazes de identificar praticamente qualquer pessoa em fração de segundos, além de ter visão infravermelha e de quebra, ainda consegue imitar vozes com perfeição.
Maldade: Exterminou (quase) todo mundo que ficou em seu caminho. 
Objetivo: Matar Sarah Connor.
Porque está aqui: O Exterminador foi concebido para ser uma máquina perfeita de matar. Com um objetivo claro em sua memória, passa por cima de tudo e todos como uma locomotiva sem freio. Quase invencível, está aqui por ser um vilão (quase) perfeito. Fora que, mesmo que não fosse um ciborgue implacável, sua figura já impunha medo e respeito por onde passa. Afinal, quem é o louco que encararia o brucutu do Schwarzenegger?


Albert Wesker - Capitão dos S.T.A.R.S



"Eu ESTOU no controle, posso lidar com tudo o que acontece aqui!"

Livro: Resident Evil - A Conspiração Umbrella (resenha)
Quem é: Capitão dos S.T.A.R.S e membro da folha de pagamento da Umbrella.
Habilidades: Perito em armas, artes marciais, espionagem e pesquisas biológicas. 
Maldade: Mandou sua equipe para morrer na mansão Spencer e matou um colega a sangue frio.
Objetivo: Obter informações sobre as pesquisas da Umbrella para fins próprios. 
Porque está aqui: Devido a sua ambição e sede de poder, Wesker não mediu esforços para concretizar seus planos. Além de ter enviado sua própria equipe para morrer, matou Enrico a sangue frio antes que ele revelasse aos outros membros do S.T.A.R.S que havia um traidor no grupo e mesmo quando achavam que ele já estava morto... supresa! Ele voltou e passou a ser uma pedra no sapato dos heróis da série. 


Jezebel - A Senhora dos Mortos



"TODOS... NÃO... PASSAM... DE... GADO!"

Livro: A Senhora dos Mortos (resenha)
Quem é: Irmã de Isabel, foi morta por infectados e reanimada logo depois. Graças aos seus poderes explicados no segundo livro, Jezebel voltou com habilidades ainda mais sobre-humanas e a capacidade de comandar os outros zumbis, ficando conhecida como "A Senhora dos Mortos".
Habilidades: Controlar os mortos, telecinesia e telepatia. 
Maldade: Destruiu tudo o que estava em seu caminho, matando tanto adversários como inocentes. Nem crianças foram poupadas de sua ira.
Objetivo: Matar Ivan e todos ao redor dele. 
Porque está aqui: Jezebel provou ser uma vilã de calibre por seus feitos surreais. Seus poderes telecinéticos eram tão fenomenais que praticamente nada conseguia ficar entre ela e seu objetivo. Sua capacidade de controlar os mortos a fez criar um exército avassalador de Mortos-Vivos. Vários personagens queridos pelos leitores caíram  perante as forças da Senhora dos Mortos. E convenhamos, tem livro inteirinho (com a cara dela estampada na capa) da saga dedicado a sua malveza, precisa de mais?



É isso ai, leitores. Essa é a nossa lista. Gostaram? Conhecem algum dos personagens acima? Nós deem sua opinião nos comentários ;)


Postagem n°17: Clique para participar
Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
9 Comentários

9 comentários :

  1. Parabéns pela postage, Luciano, muito criativa.
    Porém, para ser sincero desses cinco eu só conhecia o vlão do Exterminador, acho que estou um pouco mal, haha.
    Um grande abraço e que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Acredito que o Ciborgue seja o vilão mais conhecido da lista, seja pelo livro ou pelos filmes. A verdade é que os vilões podem ser tão adorados (ou até mais) do que os mocinhos. Há os que são odiados do início ao fim mas há também aqueles que nos fazem amá-los e odiá-los ao mesmo tempo, e no final de tudo ainda nos deixam alguma lição.
    Feliz Ano Novo e sucesso nessa nova caminhada!
    http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie, desses eu só conhecia O Exterminador, mas amei a sua postagem achei super criativa e vou ler as resenhas depois! <3

    ResponderExcluir
  4. Oiii, adorei a postagem, infelizmente não conhecia nenhum personagem, mas já anotei alguns livros e com toda certeza vou querer ler hahaha
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oláá
    Dos citados só conheço Jezebel e nossa, é uma vilã daqueles haha eu adoro essa série, e seu post está sensacional

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Estou adorando esses top 5 aqui no blog. Esses dos vilões não conheço nenhum, porém da lista só me interessei pelo livro do Enéias (<3).

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Dos que citou, só conheço o Terminator. Eu acho que teria dificuldade em fazer uma lista com vilões. Geralmente gosto de todos hahaha seria difícil escolher :/

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  8. Opa, foi bom esse post, quer dizer bom para mim e não para o meu bolso, pois alguns estou bem interessada em adquirir. Há poucos dias revi o filme Exterminador do Futuro e ele realmente é um bom vilão.

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. oi ^^
    poxa não posso muito falar dos vilões pq apenas conheço o filme exterminador do futuro, mas de qualquer forma vou anotar as dicas para quando for me deparar com algum desses.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!