Considerações: Literatura por Mulheres



Olá, leitores da Academia! Tudo bem? Esperamos que sim. Tivemos um final de semana bem agitado e ainda estamos nos recuperando dos eventos! Na sexta teve o evento Fanáticos Rocco, no qual falamos um pouco neste post e agora vamos falar do evento que teve no sábado. Quem ai foi no “Literatura por Mulheres”


Obs: esse é um relato pessoal do autor deste post :)

            Quando começamos a pensar no evento, nosso primeiro “obstáculo”, por assim dizer foi: se é um evento sobre literatura feminina e temos tantas divas fantásticas na cidade e só teríamos como chamar três, ficou aquela duvida: quem chamar?
            A resposta era simples: quem melhor que o público para decidir? Foi ai que surgiu a ideia de fazer a enquete virtual. Queríamos dar uma chance a cada uma delas de apresentar seu trabalho. Então, nossa primeira ação foi anunciar o evento e colocar um formulário de inscrição. Todas poderiam participar. E findada essa parte, partimos para a enquete que modéstia a parte, foi uma ideia maravilhosa por dois motivos: primeiro, para analisar o poder de engajamento das autoras. Queríamos que elas chamassem seus leitores, queríamos que ela conhecessem novos leitores e queríamos conhecer esses leitores e que todos se reunissem para o mesmo ideal: fomentar a literatura nacional e segundo, pudemos conhecer escritoras maravilhosas! Como foi o caso da Marina Oliveira e da Paula Ottoni.

Resultado da enquete

            O próximo passo era decidir quem iria mediar o evento. Decidimos que seria mais interessante ter uma mulher como mediadora e que a pessoa teria de ter uma ligação clara com a literatura. Tínhamos duas opções: convidar uma outra autora ou chamar a Helkem Araújo, que é resenhista, leitora compulsiva e co-fundadora do blog Academia Literária DF. Nossa primeira opção foi chamar a autora Laís Rodrigues. Por todos os elogios que ela recebeu ao mediar o evento dos fãs da autora Jane Austen, a escolha foi unanime. O problema era que ela estava morando no Rio de Janeiro. E qual foi minha surpresa ao fazer o convite quando ela topou sem pensar duas vezes. A distância parecia não ser impedimento para ela. E não era mesmo! Me pediu a data e já agendou a viagem. Devo dizer aqui que ficamos muito felizes por ela confiar em nosso trabalho, mesmo sem ainda saber muitos detalhes do que planejávamos.

Nossa querida mediadora :)
            Fizemos uma divulgação pesada do evento. Fotos, posts e até vídeos, sempre procurando divulgar as autoras e incentivar os leitores a comparecerem no evento. E acredito que o engajamento da enquete somado as divulgações das convidadas foram determinantes para atingirmos o maior número de leitores possível.
 Então chegou o grande dia. Sempre fico super ansioso nas horas finais que antecedem um evento. Tem dois anos que eu organizo eventos literários e a sensação é sempre a mesma: será que vai dar tudo certo? O equipamento esta funcionando? Os autores já chegaram? Os brindes estão prontos? Será que esqueci algo em casa? A máquina esta com a bateria carregada? Eis que a cavalaria chega, tal como Éomer e seu exército aparece para salvar Théoden na batalha do Abismo de Helm dizendo: “Não está mais sozinho” (referência detected). Essa é a sensação que tenho em todos os eventos. De que sozinho eu não sou capaz de vencer as batalhas, mas junto dos meus amigos, podemos vencer qualquer desafio. Então, eu só tenho a agradecer aos blogs parceiros que ajudaram a organizar o evento. Cada um com suas habilidades, juntos com nossa vontade. A todos vocês, obrigado por tornar tudo isso possível!

O trabalho em equipe tornando tudo mais bonito *-*
         Quem presta um pouco atenção em mim, acaba percebendo que não assisto meus próprios eventos. Chega até ser engraçado organizar por meses a fio um evento como esse e não ter condições de poder sentar e conferir o resultado com meus próprios olhos. Entre fotos, conversas internas, checagens de brindes, contagem de público, conversas rápidas com conhecidos, problemas internos, e outras tantas coisas, eu pouco pude parar para assistir o evento. Teve momentos, em que eu consegui respirar e pude ouvir os debates, teve um momento em que o recado de uma participante foi direcionado a mim e minha equipe, mas só. Claro que não me arrependo. Tudo que fazemos, não é para nós. Fazemos para os autores, fazemos para os leitores.

Olha eu ai nas fotos da vida :) Créditos: Jorge Borges (fotografando um livro)
As vezes as pessoas se surpreendem quando digo que não peguei nenhum brinde para mim no evento. Sério, nenhum. Estava tão preocupado em fazer tudo funcionar que não separei nada pra mim. As vezes as pessoas se surpreendem quando digo que não prestei atenção no que o autor x falou, pois estava concentrado em ver se o mesmo precisava tomar um copo de água. A minha recompensa não está em levar para casa alguns brindes (o que eu levo, acabo sorteando ou dando para amigos depois), mas sim as palavras de agradecimento, palavras motivadoras, sorrisos, abraços, elogios, essas coisas. E melhor que tudo isso é saber que o que fazemos está fazendo a diferença. Aos poucos estamos abrindo portas que antes estiveram fechadas para muitos de nós. Ouvir um participante dizer que o evento foi maravilhoso, que se divertiu, que com um sorriso diz que ganhou algum brinde e já perguntar quando vai ser o próximo, para mim não tem preço. É o sentimento de dever cumprido. O sentimento de que eu posso, com o apoio de todos construir um futuro melhor para quem vive/gosta de literatura.

HAHAHAHA adorei essa foto xD
As autoras participantes, muito obrigado por acreditar no nosso trabalho. Lais, Marina, Vivianne, Patrícia, vocês quatro deram um show de simpatia e carisma. Divas maravilhosas que fazem da literatura um lugar mais bonito e aconchegante. Um agradecimento especial a Editora Arqueiro e ao Grupo Editorial Record por cederem livros e marcadores para os sorteios Aos leitores que participaram da enquete (bombou!) muito obrigado por cada foto repostada, cada compartilhamento, cada curtida, cada divulgação e aos leitores e amigos presentes no evento, muito obrigado por lotar o auditório e participar ativamente dos debates.

A presença dos autores na vida dos pequenos leitores :)
         Encerro esse relato dizendo que o evento foi um sucesso e certamente teremos outras edições do mesmo. Em março do ano que vem, se Deus quiser e com o apoio de vocês teremos a segunda edição do “Literatura por Mulheres”, um evento que será parte de nossa marca registrada.

           Luciano, quando será o próximo evento?
           Em breve, em um lugar pertinho de você ;)




Duvidas? Sugestões? Criticas? Elogios? Entra em contato conosco aqui. Cada comentário que recebemos é importante para melhorarmos ainda mais nossos eventos ;)



Top Comentarista nº16: Clique para participar
Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
14 Comentários

14 comentários :

  1. Nossa, parece ter sido muito bom. E que incrível ver meses de esforço e divulgação finalmente se realizando. Deve ser uma sensação e tanto! Parabéns e que possa realizar mais eventos que sejam tão cheios de sucesso quanto esse. Queria ter ido, mas moro longe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Foi muito legal o evento :)
      Uma pena Cristiane! Seria legal ver você nos eventos.
      Beijos

      Excluir
  2. É maravilhoso saber que todo o esforço e dias de planejamento foram compensados de forma grandiosa. O evento parece ter sido incrível, principalmente pela presença de grandes autoras. Estou muito feliz por vocês!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Estive nesse evento, gostei muito. Conhecia vagamente as escritoras, foi legal saber um pouco mais da obra delas.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito desse evento. Acho que de todos que participamos da organização, esse foi o melhor. Todo o processo para pensar na divulgação e em como seria a enquete e as inscrições foi muito legal, me senti parte mesmo desse porque estávamos bem mais envolvidos em todo o processo. O melhor foi ver a casa cheia e a interação dos participantes com as autoras, a participação da Paula Ottoni também foi sensacional.
    Amei fazer parte de tudo isso. Que venham os próximos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ana! Foi um dos melhores mesmo!
      Que venham os próximos!
      Beijoss

      Excluir
  5. Que maravilha de evento!
    Conheço a Viviane Fair, já visitei seu blog e li uns 2 livros dela, gostei muito.
    Quão gratificante deve ter sido o feedback, só pelas fotos já da pra perceber que foi ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Quais livros você leu dela Emanoelle? Eu adoro os livros dela (apesar do romance meloso rsrs).
      Beijoss

      Excluir
  6. Oi!
    O evento parece ter sido um sucesso, deve ser muito bom e gratificando ver meses de trabalha sendo realizados e de modo tão fantástico, deu para ver que foi um evento lindo e parabéns !!

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana o evento, parabéns aos organizadores pela iniciativa maravilhosa, desejo muito sucesso às autoras, as quais conheci aqui no blog e me interessei bastante por suas obras. Abraços :)

    ResponderExcluir
  8. Nossa, é uma trabalheira organizar um evento, né? Espero q vc goste realmente (eu imagino q sim ou nõa faria), pq se não nao vale a pena o esforço hahaha
    Esse em si parece ter sido muito legal, parabens!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!