Evento: 32ª Feira do Livro de Brasília

Olá, queridos leitores da Academia! Estão prontos para fortes emoções? Hoje vamos divulgar um evento muito especial para todos vocês. Para todos que acreditam no potencial de Brasília para grandes eventos, trazemos para vocês a maravilhosa notícia de que a  32ª Feira do Livro de Brasília vai acontecer! Hoje, daqui a pouquinho será dado a largada para o evento. E já temos notícias quentinhas para vocês do que já está encaminhado para o evento. Confiram abaixo:


O evento

Nesta-quarta-feira (27/04), às 10h, será lançada a 32ª Feira do Livro de Brasília,  no auditório da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação. Prédio Acadêmico ( Asa Sul. SGAS 907- antiga Escola Normal em frente ao Instituto Cervantes), a 32a. Feira do Livro de Brasília que será realizada conjuntamente pelo Sindicato dos Escritores do DF e  Câmara do Livro do DF e Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude DF. O evento também conta com o apoio da Secretaria de Educação e da OAB-DF.

O tema desta edição do evento será "Meu mestre, meu livro˜, e tratará da simbiose necessária entre os professores e a leitura, numa perspectiva da ambiguidade entre  o mestre/professor, o mestre/livro, e a leitura como processo de decodificação das experiências da vida.  

A 32ª Feira do Livro de Brasília é a segunda mais antiga do país (a primeira é a de Porto Alegre) promete muitas novidades como várias atividades focadas no "protagonismo dos professores e diretores de escola nos processos de leitura. Desta vez, teremos muitos mestres lançando livros, se atualizando e discutindo formas criativas de trabalhar o livro em sala de aula˜, explica o presidente da Câmara do Livro de Brasília, Ivan Valério.

"Deixaremos um legado para a cidade, com oficinas para pais e crianças, melhorando e ampliando os processos de mediação de leitura. Também teremos autores visitando escolas, encontros nacionais de escritores e de blogueiros literários e, ainda, alas temáticas: Ala da Fé (com editores, livreiros e autores de diversas crenças como católicos, evangélicos, espíritas, entre outros;  Ala Gastronômica; Ala da Música; Ala da Saúde, Ala da Economia e Ala Infantil', adianta o presidente do Sindicato dos Escritores do DF, Marcos Linhares.

Homenageados

O professor e escritor português José Pacheco (criador da famosa Escola da Ponte) será o homenageado internacional. Já a professora e escritora Esther Grossi será a homenageada nacional. O escritor e presidente do Instituto Histórico Geográfico do DF, Affonso Heliodoro dos Santos, será o homenageado local. O editor será Victor Alegria (Thesaurus) e a livreira será Iris Borges (Arco-Iris livraria). 

Países lusófonos

A partir de 2016, um país será homenageado. Neste ano,  será homenageada a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) devido ao aniversário de 20 anos de criação da entidade. 

Curadora Geral

A professora e escritora matogrossense Raquel Naveira será a curadora geral da Feira. Formada em Direito e Letras pela FUCMT, atual Universidade Católica Dom Bosco, onde exerceu o magistério (Literatura Portuguesa e Literatura Latina), pertencendo ao Departamento de Letras. Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. Doutoranda em Literatura Portuguesa na USP.Pertence à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e ao PEN CLUBE DO BRASIL. Escreveu vários livros, entre eles: ABADIA (poemas, editora Imago,1996) e CASA DE TECLA (poemas, editora Escrituras, 1999), indicados ao Prêmio Jabuti de Poesia, pela Câmara Brasileira do Livro. Escreveu ainda o infanto-juvenil, PELE DE JAMBO e o livro de ensaios, FIANDEIRA.Recentemente lançou o CD Fiandeiras do Pantanal, onde declama seus poemas, acompanhada pela voz e a craviola da cantora Tetê Espíndola. A obra de Raquel Naveira tem enorme fortuna crítica, sendo reconhecida e apreciada por escritores e críticos como Fábio Lucas, Lygia Fagundes Telles, Nelly Novaes Coelho, Antônio Houaiss, Lêdo Ivo e outros.

Autores confirmados na programação

Até agora estão confirmados Carlos Nejar, Antônio Carlos Secchin (ambos da Academia Brasileira de Letras), Frederico Barbosa, Joaquim Maria Botelho,Vicente Vilardaga, Felipe Fortuna, Marina Oliveira, Sinelia Peixoto, Arisson Tavares, Lair França, Cinthia Kriemler, Anna Rubi, Cristiane Sobral, Nena Medeiros, Jéssica Paula, Alessandro Mendonça, Flávio Vieira,  Onã Silva, Verónica Saiki, Daniel Barros, Elaine Elesbão, entre outros. 


Vamos dar um pause rapidinho nessa parte. Não só vamos estar no evento, como somos PARTE dele. Isso mesmo, a Academia foi convida a fazer parte da curadoria de dois encontros super bacanas que vão acontecer na Feira. O 1° Encontro Nacional de Escritores Jovens do Brasil e o 1° Encontro Nacional de Blogueiros Literários! Estamos nessa em parceria com a autora Marina de Oliveira. Juntos vamos trazer autores e blogueiras para trocarmos ideias e discutimos o atual cenário literário do país! Uma honra e tanto não acham? Você é blogueiro? Então fica de olho que em breve vamos soltar mais informações ;)

Primeira de muitas reuniões!

I Encontro Nacional de Escritores Jovens do Brasil 

A Feira receberá nos dias 2 e 3 de julho, cerca de 40 escritores jovens de 8 a 30 anos para troca de experiências, autógrafos e oficinas. 


I Encontro Nacional de Blogueiros Literários

O evento também receberá blogueiros literários de todo o país nos dias 9 e 10 de julho. Eles trocarão experiências e discutirão os desafios de se fazer um bom blog literário.

Maratona de Poesia e Rapel

Haverá um espaço privilegiado para a literatura oral com maratona de poesia, espaço para Rap e cordel (que farão batalhas de rimas).

Mural das Recordações

À entrada todas as pessoas serão convidadas a deixarem uma mensagem para os mestres que marcaram suas vidas. O evento promoverá encontros com esses mestres e seus ex-alunos. 

Parte da curadoria do evento

E calma que ainda tem mais uma notícia: A organização da Feira convidou a Academia Literária DF para ser o blog literário OFICIAL do evento! Isso mesmo que vocês leram! Além de estarmos na coordenação de dois eventos super legais, ainda somos destaque na organização geral do evento. Ou seja, algumas novidades sobre o evento serão divulgadas com EXCLUSIVIDADE pela Academia! Vocês não têm noção do quanto estou feliz com essa oportunidade de apresentar meu querido blog para o Brasil inteiro!

Aguardem novidades ;)


Serviço:

Coletiva de Lançamento da 32ª Feira do Livro de Brasília 
Quando: Quarta-feira (27/04), às 10h, 
Onde: Auditório da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação. Prédio Acadêmico ( Asa Sul. SGAS 907- antiga Escola Normal em frente ao Instituto Cervantes), 
Quem: Sindicato dos Escritores do DF e  Câmara do Livro do DF e Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude DF. 
Apoio: Secretaria de Educação e da OAB-DF




Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Mais um evento longe que eu queria ir Oh Deus! auehuaheuahe Parabéns ao blog por ter uma oportunidade tão grande. Tenho certeza que Brasília vai agradecer pelo evento.

    http://notasmentaisparaumdiaqualquer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Que evento legal, não conhecia mas achei bem interessante, parece ser bem legal e o melhor e poder encontrar os amigos em um dia voltado para os livros !!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!