Entrevistamos Vitor Coelho, diagramador da obra Guanabara Real

Olá, queridos leitores da Academia! Depois de uma bateria de entrevistas que durou dois meses chegamos ao fim dos posts em que detalhamos o processo de criação do livro "Guanabara Real: A Alcova da Morte". 

Hoje trazemos para vocês a entrevista com o diretor de arte Vitor Coelho, o grande responsável pela diagramação do livro. Se vocês perderam alguma entrevista, saiba que já falamos com o editor Artur Vecchi da Avec Editora, a autora Nikelen Witter, o autor Andre Zanki Cordenonsi, o autor Enéias Tavares e a capista Poliane Siqueira!


Vitor tem um podcast chamado Metapapo


Academia Literária
Pode nos contar um pouco da sua carreira como diagramador? Já trabalhou com outros autores anteriormente?

Vitor Coelho
Trabalhei como designer no ramo editorial por mais de 7 anos no começo desse século atendendo muito o mercado evangélico - que é um grande produtor de livros e conteúdo editorial. Mas, a bem da verdade, estava afastado desse meio nos últimos anos, trabalhando em agência com marketing promocional. Sabe né? Peças de campanha, layouts para comunicação, etc. E me envolvi com mídia social que hoje é o serviço que presto através da minha empresa Nova Comunicação. Foi meio sem querer que, encontrando o Artur Vecchi por um amigo em comum, falamos sobre design editorial e acabamos selando um acordo para diagramação do material da editora.


Academia Literária
Como foi trabalhar com a AVEC e os autores na confecção da capa de Guanabara Real? 

Vitor Coelho
A AVEC tem sido uma experiência incrível, o Artur tem um visão de negócio pra editora que pulsa no sangue dele, literalmente. A forma como a empresa busca a qualidade é cativante. Sobre os autores, devo dizer que tive receio em ter que lidar com 3 deles de uma vez. 3 Visões diferentes, 3 opiniões, 3 egos... nossa, deu calafrios. Mas, afinal, foram extremamente agradáveis e rápidos. As soluções vinham sem muito desvio. Cheguei a comentar com eles que nunca aprovei uma capa tão rápido quanto a do Guanabara Real. Conheci pessoalmente o Enéias e o Condenonzi quando vieram ao Rio, pessoas incríveis e divertidas. Espero poder conhecer a Nikelen em breve.


Academia Literária
Como se dá o processo de escolha das fontes, cores, imagens que compõem um livro?

Vitor Coelho
A primeira coisa e, possivelmente a mais importante é entender o tom do livro, o clima, o tema. Aquele ar que só aquela obra tem. Parece papo de guru, mas na verdade é bem científico. As cores, a tipografia (as fontes) e a diagramação vão sair desse exercício. E acho que não sei mais o que dizer para ajudar nisso, além de tentar ficar antenado, vendo as capas e livros mais bacanas do mercado, visitando os sites de editoras estrangeiras para ver o que se tem feito por lá e tentar absorver um pouco disso no meu trabalho. Dai em diante é mostrar as idéias pro editor, autor(es) e ver oque pensam do que eu criei e, em conjunto, discutimos mudanças ou ajustes.



Academia Literária
O que é mais desafiador no processo de diagramação de um livro?

Vitor Coelho
Na diagramação em si, nada. É só a parte braçal e repetitiva do trabalho. Explico. A diagramação é o último processo, quando simplesmente vou colocar todo o texto dentro das "formas" estabelecidas no Projeto Gráfico. Esse sim, o projeto gráfico, é desafiador, pois envolve todo o processo explicado na pergunta anterior. E quando você trabalha com algo tão subjetivo quanto a "arte", principalmente aquela que precisa ser aprovada, você tem que estar pronto a lidar com humores e egos e "conhecimentos artísticos" de terceiros. Por um lado eu sou quem, em teoria, detenho o conhecimento sobre o assunto, mas por outro, o produto não é meu. Entende essa balança? Saber relacionar isso num equilíbrio profissional é importante e, as vezes, desafiador. Por sorte, ao menos na AVEC, a conversa sempre tem sido bem aberta e só posso dizer que fiquei bem satisfeito com tudo que saiu de lá com minha participação. E o Guanabara ficou, particularmente, lindo!

Vitor Coelho, 40 anos, diretor de arte.

Acompanhe o trabalho de Vitor pelo site Vitor Coelho

E chegamos ao fim! Guanabara Real - A Alcova da Morte é uma obra de fantasia escrito por três autores habilidosos. O livro se encontra a venda neste link. A editora liberou o primeiro capítulo para leitura neste link. Agora só falta a resenha! Calma que vai sair, esse TCC não vai levar a melhor sobre mim!!! 😆

Até a próxima.


Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!