5 livros que você deve ler ainda no ensino médio


A adolescência é época de descobertas – há um mundo de oportunidades de portas abertas para te receber. O ensino médio traz, ao mesmo tempo, medo e entusiasmo: o receio de finalizar uma etapa da vida e a felicidade de estar tão próximo de iniciar outra.
Por mais que os últimos anos escolares demandem muitos esforços, esse pode ser o período perfeito para conhecer livros que, por algum motivo, marcaram história e conquistaram leitores pelo mundo. Afinal, não é segredo para ninguém que ler te ensina e o mais legal: te inspira. Pensando nisso, a Academia Literária DF preparou uma lista com cinco livros que você precisa conhecer ainda no ensino médio.


Obs.: Livros, porém, podem – e devem – ser lidos independente de qual etapa da vida você esteja.
  1. Volta ao mundo em 80 dias (Júlio Verne) 


Phileas Fogg embarca em uma aventura ao lado do seu empregado, Passepartout: dar a volta ao mundo em 80 dias. A peripécia dos dois ocorre após uma aposta, na qual o rico inglês se propôs a navegar pela Terra em pouco tempo. O destino reserva inúmeros imprevistos, inclusive o encontro com o amor.
O livro do autor francês Júlio Verne foi publicado pela primeira vez em 1872. Desde então, esse clássico inspira viajantes de todo o mundo. Imaginou conhecer cidades com belezas e culturas diferentes? Conheça esse livro primeiro, pois com certeza ele irá despertar a sua imaginação.

  1. Dom Casmurro (Machado de Assis)


O jovem Bentinho encontra o amor na vizinha Capitu. Eles se apaixonam na adolescência e passam por perrengues como a ânsia da mãe de Bentinho em transformá-lo em padre por conta de uma antiga promessa. Por fim, casam e tem um único filho. Bentinho, porém, é atordoado com a dúvida: Capitu o traiu com o melhor amigo?
Dom Casmurro é um clássico da literatura brasileira, escrito por Machado de Assis e publicado pela primeira vez em 1899. Esse livro é importantíssimo para quem está no ensino médio porque, além de ter uma narrativa rica em detalhes e um português rebuscado – que necessita atenção e até um dicionário – é exigido em inúmeros vestibulares.

  1. A hora da estrela (Clarice Lispector)


Macabéa é jovem, pobre e sonhadora.  A nordestina tenta ganhar a vida no Rio de Janeiro, mas logo se desilude com o emprego e com o amor. O foco dessa trama são os conflitos internos da protagonista, que mal conhece a própria solidão.
Romance de Clarice Lispector, “A hora da estrela” foi lançado em 1977. O livro, inclusive, foi o último escrito pela autora ucraniana naturalizada brasileira, que morreu pouco depois. Se você não conhecia as obras da autora, esse pode ser um ótimo começo.

  1. O Iluminado (Stephen King)


Obra do célebre escritor norte-americano Stephen King, “O Iluminado” é uma referência moderna de narrativa de horror. O livro foi adaptado para as telonas em 1980 – o filme se tornou um clássico do cinema.
“O Iluminado” conta a história de Jack Torrance, um caseiro que se muda com a esposa e o filho Danny durante o inverno para um hotel isolado. O pequeno Danny possui visões de premonição que crescem na nova casa. No local, Jack descobre segredos assustadores e seu comportamento é modificado para o de um maníaco.

  1. Saga Harry Potter (J.K. Rowling)


A saga de Harry Potter não poderia ficar de fora por conta do número expressivo de leitores que ganhou. Um fenômeno mundial, a história criada por J.K. Rowling vendeu mais de 400 milhões de exemplares.  Neste ano, “Harry Potter e a pedra filosofal” – o primeiro livro da série – completou 20 anos.
A série composta por oito livros narra a trajetória de Harry Potter, um menino órfão que se descobre bruxo e parte para Hogwarts, escola de magia e feitiçaria onde ele conhece Hermione e Rony. Logo os três se tornam amigos e começam a viver inesperadas aventuras juntos.

Você já leu algumas dessas obras? Acha que algum outro livro deveria estar nessa lista? Comente!


Top Comentarista n°13: Clique para participar

Comentários
37 Comentários

37 comentários :

  1. Olá, da lista só li a saga Harry Potter (não me julguem), mas adorei essas dicas e como AMO o tio Stephen já adicionei O Iluminado na listinha. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alison!

      Eu ainda não li a saga Harry Potter, mas pretendo fazer em breve.

      Divita-se com o Stephen!

      Bjs

      Excluir
  2. Adorei as dicas!
    E já sentia que vinha Harry Potter por aí haha Só li o primeiro (vergonha) e agora preciso ler o resto.
    Clarice Lispector é uma baita dica. Tanto para jovens como adultos. Os outros também são, claro!
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você não vai se arrepender de conhecer as obras de Clarice. É uma leitura diferente... Quase mágica!

      Bjs

      Excluir
  3. Não li nenhum dos livros citados no ensino médio. Lembro de ter lido Ressurreição - Machado de Assis, Inocência - Visconde de Taunay e Vidas Secas - Graciliano Ramos. Li mais, mas já saí da escola há tanto tempo que não lembro mais hahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jois!

      Eu, pessoalmente, também não li muita coisa no ensino médio... Gostaria de voltar no tempo e aproveitar mais. Mas, como dizem: nunca é tarde, né?

      Ainda temos tempo!

      Bjs

      Excluir
  4. Para mim, Harry Potter e Percy Jackson foram os livros que li no ensino médio e que me abriram portas para esse mundo. essas duas sagas moram no meu coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Herica!

      Esses livros conquistaram muitos jovens como você. São realmente especiais!

      Bjs

      Excluir
  5. Gostei bastante do post, apesar de já ter saído do ensino médio faz tempo, gosto de ler livros assim. Desses livros, o único que eu ainda não li é Volta ao mundo em 80 dias, mas já fiquei com vontade de ler ele.
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela. Eu também não o li ainda, mas está na minha lista hehe.

      Bjs

      Excluir
  6. Isadora!
    Já li todas as obras e a exceção do Harry, todas li no ensino médio, onde já fazia muitas leituras mensais.
    São livros fabulosos.
    Desejo uma ótima semana!
    “Demore na dúvida...E descubra a sabedoria que insiste em se esconder na ausência de palavras.” (Padre Fábio de Melo)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy! Que bom que você tenha conseguido conhecer diversos mundos através da literatura no ensino médio. Essa época enche nossos corações de esperança e os livros nos ajudam a sonhar mais.

      Beijos

      Excluir
  7. Oi Isadora, acredita que não li nenhum dos livros dessa lista e acho que vou ter que me juntar as adolescentes nessa leitura. Os livros que você são obras conhecidas e sobre as quais já li bastante mas ainda não tive a oportunidade ou procurei ler, nem mesmo Harry Potter, vi todos os filmes mas não li os livros e sobre eles tava até pensando em começar a leitura tardia ;) Curti as dicas, acho que o único que não leria seria O Iluminado, pois esse gênero não me agrada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lili. Espero que você tenha logo a oportunidade de poder conhecer essas obras.

      Beijos

      Excluir
  8. Até o presente momento não li nenhum dos livros citados, e olha que já estou quase formando na faculdade, eu sei e uma vergonha, mas no ensino médio era muito pouco falado da literatura, e apenas pessoas que tinha uma condição mais favorável comprava a coleção do HP, eu até hoje não tive condição de comprar. Acredito que faltou citar o livro Memória postulas de Brás Cubas, este li no ensino médio e me apaixonei pela estória.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lana. Não se envergonhe. A gente nem sempre tem controle sobre as situações. Hoje, porém, com a facilidade da internet, você consegue conhecer inúmeros livros que estão disponíveis gratuitamente. Legal, né?

      Beijos

      Excluir
  9. Adorei o post!!! Muito interessante. 😊
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Achei muito legal esse post. Eu não li nenhum desses livros durante o ensino médio, mas já li toda a saga Harry Potter, Dom Casmurro e O Iluminado. Tenho bastante vontade de ler A hora da estrela, já ouvi falarem muito bem desse livro :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela. Se puder, leia Perto do Coração Selvagem, também da Clarice Lispector. É um ótimo livro.

      Excluir
  11. Olá Isadora, faz quatros anos que sai do Ensino Médio e lembro muito bem de uns livros que "nos obrigavam" a ler hahaha Gostei da sua lista, mas acrescentaria "Vidas Secas" e "As Intermitências da Morte", sendo esse último o único dos clássicos que li, que eu gostei de verdade..super recomendo, nos faz pensar sobre como seria o mundo se ninguém mais morresse, muitooo louco e interessante o livro, sem falar que é de um grande autor o José Saramago..

    Dos que você citou, eu só li Dom Casmurro no meu 2° ano, e confesso que estava até gostando, mesmo com essa linguagem mais rebuscada, como você disse, porém não gostei do final, não entendi muito bem na verdade, e sei que é assim, mas não curti!

    Harry Potter nunca li, e também não tenho vontade de ler, pois não curto esse gênero fantasia, tanto é que não gosto nem dos filmes da franquia, então realmente não faz meu estilo.

    O Iluminado, meu irmão já leu e me recomendou muitooo, tenho certeza que esse autor é daqueles top mesmo...ainda não li nada dele pois tenho muito livro na lista, mas quando for ler, pretendo começar por esse.

    A Volta ao Mundo em 80 Dias eu já ouvi falar muito bem do livro e já assisti o filme e gostei muito, só que não pretendo ler, pois acho que será muito detalhado, e eu prefiro quando a história tenha pelo menos um romance central, e no caso, essas viagens serviriam como pano de fundo, o que pelo visto não é o caso, então prefiro ficar só com o filme.

    Nunca tinha ouvido falar desse livro da Clarice Lispector, mas a conheço bem, apesar de nunca ter lido nada dela, pois vi que ela têm bastante poemas e tals, coisas que não me atraem, mas realmente essa autora é uma das mais estudadas em sala de aula, pelo menos na minha escola foi kkkk

    Adorei o post, beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani. Explore os gêneros que você mais gosta! Com certeza irá gostar das obras de Clarice, pois são lindas histórias.

      É importante, no entanto, conhecer outros gêneros. Vai que você se surpreende, né?

      Beijos

      Excluir
  12. Tem livro ali que me indicaram pra ler quando fui adolescente mas não consegui. Esse da Clarice por uma professora, o Dom Casmurro porque a gente estava estudando umas coisas na escola e tal... Achei interessante estar na lista.
    Queria ler esse de Volta ao mundo ou qualquer um desse autor. Ele tem umas histórias muito legais. Do King não tenho coragem de pegar muita coisa e esse não é um que tenho vontade. Mas ele tem umas coisas mais leves e outras que vou mais com a cara, então é sempre interessante o pessoal buscar mais obras dele.
    Tem bastante dica legal aí =)

    ResponderExcluir
  13. Oi, Isadora!!
    Gostei muito da indicação dessas cinco leituras, infelizmente ainda não li nenhum dos livro mencionados mas gostei bastante de todos!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta. Pois tente ao menos um desses. Tenho certeza que você não irá se arrepender!

      Beijos

      Excluir
  14. Boa noite!
    Esse post foi feito pra mim, já que estou no ensino médio. hahaha
    Adorei as indicações, pretendo sim ler todos os livros aqui citados até terminar o curso.
    HP só li o primeiro livro, tenho que terminar a série logo ~diferentão~.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Igor! Fico feliz que tenha gostado das dicas. Aproveite!

      Beijos

      Excluir
  15. Gostei das dicas. Já comecei a ler Volta ao mundo em 80 dias e gostei bastante, mas ainda não terminei de ler. Quero muito ler a Hora é da estrela da Clarisse Lispector, já ouvi falar tanto sobre ela e nunca li nada, infelizmente. Dom casmurro, é um livro que hoje eu leria, antes eu tinha um certo preconceito com livros brasileiros. Só livros bons nesta lista.

    Visitem meu blog!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jady. Os brasileiros são ótimos. Eu adoro ler obras da nossa língua.

      Beijos

      Excluir
  16. Já passei do Ensino Médio faz tempo!! Desses livros da lista eu só li ”Dom Casmurro”. Mas vou anotar os outros livros e ler, antes tarde do que nunca. Acho que ”A Hora da Estrela” e ”A Volta Ao Mundo em 80 Dias” podem ser bem interessantes, gostei!

    ResponderExcluir
  17. Por incrível que pareça eu conheci Harry Potter graças a professora de português da quinta série, ainda tivemos prova e tudo. A parti daí virei fã da série e leitora assídua. Sempre que tinha livro para ler era uma das poucas que ficava super animada. Da lista li o 2,3 e 5 justamente na época da escola. Com certeza, pretendo ler os outros.

    ResponderExcluir
  18. Oi Isa ;)
    Adorei suas escolhas!
    Volta ao mundo em 80 dias li quando estava no colégio, e sem dúvida foi um dos melhores que já li até hoje! amo livros de aventura, e tenho irmãos pequenos, então vou ver se leio pra eles esse livro que me marcou tanto *-*
    Gosto muito dos livros da Clarice Lispector, concordo que todo mundo devia ler um livro dela em algum momento da vida!
    E claro que Harry Potter não podia ficar de fora né, esse nem se fala! TODO MUNDO devia ler ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa! Tenho certeza que seus irmãos vão se divertir muito. Incentivar a leitura de crianças e jovens é uma ótima atitude!

      Beijos

      Excluir
  19. putz, ja saí do ensino medio tem tempo, mas Julio Verne ainda tá na minha lista por ler haha

    Dom Casmurro já li algumas vezes!

    p.s: aaaaaaaaaaaaaaa harry potter aaaaaaaaaaaa <3

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!