RESENHA – Trono de Vidro (Sarah J. Maas)

Ficha técnica:
Referência bibliográfica: MAAS, Sarah J. Trono de Vidro. 1ª edição. São Paulo, Galera Record, 2013. Tradução: Bruno Galiza, Lia Raposo, Rodrigo Santos e Mariana Kohnert. 312 páginas.
Gênero: Romance, fantasia, infantojuvenil
Temas: assassinato, magia, política
Categoria: Literatura Estrangeira; Literatura Americana
Ano de lançamento: 2012 no exterior e 2013 no Brasil
Série: Trono de Vidro (Livro 1), Coroa da Meia-Noite (Livro 2), Herdeira do Fogo (Livro 3), Rainha das Sombras (Livro 4), Império de Tempestades – Tomo 1 (Livro 5), Império de Tempestades – Tomo 2 (Livro 6).


“Todos carregamos cicatrizes, Doria. As minhas são apenas mais visíveis que as da maioria. ”
Trono de vidro – Livro 1. (posição 5.328 - E-book via – Amazon )





Queridos leitores, este é o primeiro livro da série “Trono de Vidro”, que é composto por sete livros além de um conto, até o momento. Nesta história vamos conhecer a Celaena Sardothien, a assassina mais famosa do reino de Adarlan.
A assassina, por conta de uma traição, fora capturada e levada para uma prisão em Endovier. Após um ano encarcerada, o jovem príncipe de Adarlan, Dorian Havilliard, apareceu para fazer uma proposta à ela.
O rei precisava de alguém que ajudasse o império a lidar com pessoas difíceis. Para isso, ele organizou uma competição na qual cada um dos 23 integrantes do seu conselho pudessem patrocinar um candidato à vaga. Sendo que os candidatos escolhidos seriam assassinos, ladrões e guerreiros. Como recompensa, o ganhador, depois de um certo tempo, teria a sua liberdade tão almejada.
No início, a Celaena não queria aceitar essa proposta, de trabalhar para o seu pior inimigo e ser a competidora patrocinada pelo príncipe – que era um colírio para os olhos, diga-se de passagem. Contudo, ela percebeu que se passasse mais tempo na prisão o seu destino seria a morte. Com isso, ela aceitou a proposta e negociou com o príncipe que sua liberdade seria dada após quatro anos de serviço.
Todavia, muitos, inclusive o príncipe, imaginavam que a famosa assassina fosse uma mulher de idade mais avançada e não uma jovem de 18 anos, o Dorian e o Chaol Westfall, capitão da guarda real e o melhor amigo dele, decidiram que a melhor maneira dela entrar nessa competição seria escondendo sua verdadeira identidade. Sendo assim, ela deveria usar um nome falso (Lady Lillian Gordaina) para não levantar a suspeita que ela seria a concorrente favorita para ganhar.
Leitores, este livro é repleto de tantas coisas boas que fico até sem ter por onde comentar. Confesso que demorei muito para lê-lo, pois não gostei da capa, admito! Contudo, já estou aqui com as minhas mãos coçando para ler a continuação da história.
Percebemos que a nossa assassina, ao longo da história, sente uma atração pelo príncipe. Porém, como o capitão a treina diariamente, eles formaram um laço de amizade muito forte. Não tem como você não gostar dos três personagens. Confesso que ora eu queria que ela ficasse com o príncipe e ora com o capitão. Preciso registrar que no livro o foco não é o romance, mas o treinamento dela e a competição.
A Celaena é uma das personagens mais fodonas fortes que eu já tive o prazer de conhecer nas histórias. Sabe quando você olha uma pessoa e fala: “nossa, queria muito ter essa personalidade e determinação!”. Pois é, foi exatamente isso que aconteceu comigo.
Ressalto que além do livro ser repleto de intrigas, assassinatos e mistério, a autora ainda acrescentou uma pitada de magia. Anteriormente, a terra era habitada por seres imortais e muita magia corria pelo mundo, mas, por conta de uma determinação do rei, ela foi extinta e os seres desapareceram. No entanto, essa magia (ou a falta dela) influenciou em muitas coisas que acontecem na história, que obviamente não comentarei aqui.
A autora do livro, Sarah J. Maas, vive no sul da Califórnia, gosta dos filmes da Disney e de música pop. Ela adora contos de fadas e balé, bebidas de café, e assistir programas de TV. Quando ela não está ocupada escrevendo romances de fantasia Young Adult, gosta de explorar a costa da Califórnia.
O livro possui 55 capítulos, e é narrado de forma linear cronológica e em terceira pessoa por vários personagens, porém, a narração predomina pelo ponto de vista da Celaena.
Por fim, destaco que já foram lançados seis livros da sequência aqui no Brasil e que o último deverá ser lançado em 2018. Para os fãs da série (agora eu me tornei uma também), destaco que ela será adaptada para a TV, sendo essa adaptação escrita pela Kira Snyder, mesma produtora da série “The 100”.
Trono de Vidro

Bibliografia de Sarah J. Maas (ordem cronológica):



Livros:
  • Trono de Vidro – Galera Record (2013)
  • Coroa da Meia-Noite – Galera Record (2014)
  • Corte de Espinhos e Rosas – Galera Record (2015)
  • Herdeira do Fogo – Galera Record (2015)
  • A Lâmina da Assassina: histórias do trono de vidro – Galera Record (2015)
  • Corte de Névoa e Fúria – Galera Record (2016)
  • Rainha das Sombras – Galera Record (2016)
  • Império de Tempestades – Tomo 1 – Galera Record (2017)
  • Império de Tempestades – Tomo 2 – Galera Record (2017)

Top Comentarista n°11: Clique para participar

Gabriella Crivellente da Nóbrega

Vivo, sonho e respiro a literatura, seja ela nacional ou internacional. O que importa mesmo é viver.
Leia Mais sobre a autora

Comentários
17 Comentários

17 comentários :

  1. Mesmo esta não sendo uma série focada no romance entre os personagens, a forma como citou que ora torce pelo príncipe, e ora para o capitão me fez lembra de uma distopia Estilhaça-me, onde também temos um triangulo amoroso bastante parecido, onde o enfoque e o treinamento da personagem, e as lutas. Tenho muita vontade de ler esta obra, pois a trama me chama bastante a atenção.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esses livros parecem ser pra lá de bons. Me desanima um pouco ler no momento porque estou uma droga pra ler rápido e os livros são bem grandinhos, mas eles parecem fluir bem. O começo da história já mostra que tem muito por vir na série e muita coisa boa. A Celaena parece ser uma baita personagem, dessas que a gente adora pela força e admira mesmo. E todas as misturas na história, um tom de magia, mistério e tal devem tornar a trama bem rica.
    Alguma hora espero conseguir pegar esses livros e ler também. Valer a pena isso vale.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi, ainda não comecei a ler os livros dessa autora mas só vejo elogios pra eles e quero sim iniciar a leitura da série futuramente. Gostei da resenha, não curti muito o triângulo que se forma e ainda mais entre melhores amigos mas como o foco não é o romance pode ser que isso nem me incomode. A dica já tá anotada e espero começar a ler logo logo ;)

    ResponderExcluir
  4. Oii Gabi, sério que você não achou essa capa bonita? :o Eu achei lindaaa, mesmo não sendo fã desse gênero, acho as capas dos livros de fantasia muito lindas!

    Como mencionei, não sou fã desse gênero, então mesmo o livro sendo bom, acho que eu não leria, pois como vc menciona, o fico principal não é o romance, e eu prefiro que seja, então bem provável eu acabar me decepcionando :/
    Outro fato que me chamou a atenção foi o fato de aí ter um possível triângulo amoroso entre ela, o príncipe e o seu treinador, e eu não gosto disso, odeio ficar dividida, sem falar que geralmente p/ a pessoa que eu torço p/ ela ficar no final, nunca ficam juntos, então ando passando de largo :(

    No mais, apesar de não ter vontade de ler o livro, eu fiquei muitoo feliz de saber que terá série televisiva desses livros!! Já quando se fala em série, meus gostos são muito mais abertos, e eu adoraria assistir uma nessa temática, com certeza será demais, cheio de efeitos especiais e com um figurino bem massa! Ansiosa.
    Ótima resenha, bjoss

    ResponderExcluir
  5. Não tenho nem palavras pra descrever o que a Sarah fez comigo na série de Corte de Espinhos e Rosas. Ela me pegou de jeito! A escrita dela é fenomenal, sério.
    Se eu estou curiosa em relação a Trono de Vidro agora? Com certeza!
    Vejo muita gente falando bem da história e isso vem me deixando cada vez mais animada.
    Como sua resenha, que me deixou com vontade sair correndo pra comprar. Mas dai lembrei que não tenho dimdim e vou ter que esperar um pouco haha
    Essa é uma das séries que com certeza vou adquirir!
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  6. Estou muito curiosa sobre essa série e pretendo ler algum dia, pois gosto de ter os livros em mãos para ler. Detesto ler um e ficar esperando a continuação. O foco da história é a personagem e seu treinamento, mas nada impede que os sentimentos brinquem com os personagens centrais.

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive receio de ler esse livro, pois falavam que só alguns da série que é boa!
    Porém tenho vontade de ler e acho que vou me arriscar e tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Gabi!
    Os personagens são cheios de nuances, e tudo pode mudar de uma hora para outra, o que acaba tornando o livro muito interesante.
    A assassina parece ser duas personagens em uma só. A garota inocente que ela seria se o seu destino não fosse marcado logo quando criança, teve que dar lugar ao da assassina. Um lado frio e calculista que ela teve que aprender e desenvolver para sobreviver. Este lado é como uma carcaça usada quando preciso. Mas ela também tem seu lado doce que constantemente tem que manter escondido.
    Achei fascinante.
    Bom final de semana!
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  9. Apensar de não ser focada no romance, gênero que mais gosto, a série me chamou a atenção. O enredo é diferente, não lembro de histórias que foquem em jovens assassinas e, apesar de não curtir triângulos amorosos, fiquei bem curiosa pra conhecer o relacionamento da personagem tanto com o príncipe quanto com o capitão.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou louca pra ler essa série! Eu já li Corte de Espinhos e Rosas da autora, e amei a escrita dela, agora estou doida pra ler mais livros dessa autora. A história desse livro parece ser muito boa, e essa protagonista realmente parece ser bem fodona! Mas meu problema é os preços dos livros, acho os livros dessa série bem caros. Mas quero ler os livros antes de sair a série na tv.
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gabi!!
    Sou apaixonada por essa série, e já estou para ler o quinto livro da série, e certamente a autora sabe como conquistar e aguçar a curiosidade do leitores, pois cada vez mais vejo que as pessoas apaixonadas por essa estória!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  12. Eu amo essa série! Na verdade amo tudo que essa autora escreve. Já faz tempo que eu li esse livro, mas eu amei toda a história dele e amo a Celaena, ela realmente é muito foda! E estou doida pra ver o seriado (mas confesso que estou com um pouco de medo de estragarem essa história).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, a série é uma das minhas queridinhas, pois amo protagonistas badass, a magia só se intensifica nos próximos volumes e não faltam cliffhangers bombásticos, ADORO. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Boa noite!
    Eu AMO a premissa dessa saga. Sério, a Celaena parece ser uma personagem, como você disse, foda, daquelas marcantes mesmo. Todo o treinamento dela e a competição em si devem cativar muito o leitor.
    Não vejo a hora de ler a saga, só leio elogios sobre ela.
    O que me deixa um pouco cauteloso é a quantidade de volumes, mas acho que isso dá pra superar hahahaha
    Sério que você não gostou da capa? Eu ameeeei
    Abs

    ResponderExcluir
  15. Confesso que de inicio não gostei do livro por tratar de assassinatos e tals, mas ao ler a resenha fiquei com vontade de conhecer esta personagem forte. O livro parece ser bom e bem escrito. E assim como a escritora amo filmes da Disney <3 São meus amorzinhos.

    Visitem meu blog!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Oii Gabi ;)
    Minha amiga é super viciada nessa série e sempre me indica, mas depois do tomo 2 do último livro, me disse para esperar a autora lançar até o último livro, porque o final dele deixa todos os leitores malucos kkkk
    Adoro livros que envolvem esse mundo de assassinatos, e sempre ouço falar bem da escrita da Sarah, então sem dúvida tem tudo para eu gostar dos livros!
    Nada é melhor do que um bom livro de fantasia né, e esse parece ter de tudo ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca li nada da Sarah J. Maas acredita?
    Tenho vontade, mas aí vejo o tamanho das séries e algumas pessoas falando sobre a má representatividade dos livros dela e fico meio blergh, acabo deixando de lado. E sim, eu tbm odiei essas capas! hahahaha

    Sua resenha me deixou com muita vontade de ler. Não sabia que ia ser adaptada pra tv! E com a produtora de The 100! OMG! Eu amo The 100! agora me deu mais vontade ainda haha
    Sempre vejo os e-books em promoçao na amazon, vamos ver se aproveito qualquer hora dessas.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!