Academia Opina: Ressaca Literária


             Fim.
            O livro é lindo, maravilhoso, te deixou no chão, talvez tenha te levado as lágrimas. A história, depois de vários anos teve um desfecho, você vira órfão daquele mundo, pede por mais. Procura por outros livros que tenham a mesma pegada, a empolgação em ler é palpável… mas você não consegue avançar cinco páginas.

            Fim.
         O Livro é horrível. Os personagens sem carisma, o vilão sem sal. O cenário mal descrito, a narrativa cheia de clichés. Cada página virada é um sofrimento a mais. Finalmente a história termina e você logo coloca o livro para trocas do Skoob porque não aguenta mais olhar para a capa dele. Uma nova leitura surge… mas você não consegue avançar cinco páginas.

           Alguém se identifica?
          Esses são apenas dois exemplos de um problema que vez ou outra aflige a maioria dos leitores. E que me tomou de assalto no começo do ano. Para os blogueiros literários que precisam estar com a mente afiada para ler vários livros no mês, a simples pronuncia da palavra pode causar calafrios e pesadelos. Estou falando da tão temível Ressaca Literária.


       Ressaca Literária é quando pegamos um livro e não conseguimos adentrar na história. A narrativa torna-se apenas palavras que para quem lê, quase não tendo significado. As páginas vão passando e por mais que a pessoa tente, não consegue se concentrar e acaba largando o livro.  
          No começo do ano eu viajei para Porto Seguro. A ideia era adiantar as leituras e me preparar para a leva de 2016, porém, li um livro que me deixou sem a menor vontade de passar para o próximo. O resultado foi que de 5 livros que eu tinha para ler na viagem, li apenas um. E, caros colegas blogueiros, vocês entendem bem o que isso significa, não? Acumulo de resenhas.
           As causas da Ressaca Literária são variadas e eu mesmo não entendo tão bem porque acontece. Acredito que vá de pessoa para pessoa, mas posso com um pouco de segurança citar alguns exemplos:



1- O Livro é bom demais.
               
Como citei lá no começo do texto, um livro bom demais pode nos deixar com sentimentos tão aflorados que não conseguimos engatar em uma nova história por ainda estar com a anterior na cabeça. 

2- O livro é ruim demais.

Mesma coisa do exemplo acima, só que o contrário. O livro foi tão ruim para você, que acabou deixando uma “maldição” terrível e consequentemente vem a ressaca.

3- Livros com a mesma temática.

As vezes gostamos tanto de um determinado gênero que chegará um ponto que enjoamos daquilo. As histórias podem ser tão parecidas que antes mesmo de chegar o clímax da história, já sabemos o que vai acontecer no final. E adivinha qual é o próximo? 

4- Muitos livros em um intervalo curto de tempo.

Alguns leitores mais “hardcores” conseguem ler mais de 5 livros por mês. São tantas informações que a pessoa não consegue mais absorver novas ou pior, podem até enjoar de ler. Sabe quando você come muito alguma coisa e depois não quer nem olhar mais para a cara dela? É mais ou menos assim que deve acontecer para quem consome muitos livros em pouco tempo.

5- Problemas pessoais.

Para muitos, os livros são uma fuga da realidade. Um porto seguro onde podemos permanecer para esquecer dos problemas. Porém, para alguns, esses mesmos problemas podem ser um impedimento para uma nova história.


Eu depois de tentar ler um novo livro em uma ressaca

               Não existe um período de duração da Ressaca Literária. Novamente, vai de leitor para leitor. No meu caso, só consegui me livrar dela de vez depois de mais de um mês. Sim, caro leitor, mais de um mês sem ler nadica de nada. Imagina o quanto de leitura atrasada estou tendo que colocar em dia. E olha que nem leio tanto assim. Minha média de leitura é de 3 livros por mês. Imagina para quem consegue ler 10 no mês…
           A boa notícia, é que Ressaca Literária tem “cura”. E assim como as causas, as soluções são variadas, mas existem algumas que são as mais comuns:


1- Tempo ao tempo.

As vezes é só disso que precisamos. Um pouco de tempo para digerir a última história. Criamos uma ligação tão forte que (para o bem ou para o mal) só mesmo o tempo para cicatrizar a “ferida” deixada.

2- Consuma outra fonte de entretenimento.

Sabe aquela playlist que você toca quando está lendo um livro? Ou aquele filme adaptado de alguma história que você adora? Que tal uma maratona no netflix? Ou um cineminha? Consumir outras fontes de conteúdo pode “amansar” nossa mente o suficiente para possamos sentar e curtir uma boa leitura novamente. 

3- Livros pequenos.

Que tal voltar lendo algum livro bem pequeno? Onde a trama é rápida, sem rodeios, onde tudo acontece em um intervalo curto de tempo? Livros pequenos geralmente não tem uma trama complexa, então você pode absorvê-la com mais facilidade. Vai lendo a série vaga-lume ou os gibis da Turma da Mônica até você pegar o ritmo novamente para encarar seus livros de 800 páginas.

4- Tente reler um dos seus favoritos.

Sei que isso pode ir de encontro com a causa 1 que citei, mas as vezes reler aquele livro que você ama pode te transportar a um lugar familiar, onde a história vai fluir naturalmente em você, despertando seus sentidos e sentimentos para uma nova leitura. Essa eu nunca tentei, mas já conversei com alguns amigos e parece dar certo.

5- Arrisque um novo gênero.

Você é mega fã de romances de época, que tal se arriscar em um tema que foge um pouco dessa temática? Não precisa mudar drasticamente (ir para o Terror, por exemplo), mas procurar variações. Que tal uma distopia em que um casal é o centro da narrativa? Você é fã de fantasia, que tal tentar uma obra ambientada no futuro, mas com conceitos "fantasiosos" como saltos no hiperespaço ou raças alienígenas? É uma boa sair da nossa zona de conforto de vez em quando e conhecer novos universos. Quem sabe você não acabe encontrando um novo gênero favorito.


Eu quando sai da resseca

             No meu caso, a solução foi a número 5. Estava lendo muita fantasia e acabei indo para o gênero Ficção Cientifica, que por sinal, eu adoro, mas tinha muito tempo que não lia nada a respeito. Mas novamente volto a salientar que cada pessoa tem sua reações distintas a Ressaca. O que funciona para um, pode não funcionar para outros. Um pode se livrar dela em uma semana, outros podem levar semanas, até meses para sair do limbo.    

                  E vocês? Já tiveram alguma Ressaca Literária? Como se livraram? Tem alguma causa ou solução que gostaria de citar? Comente. Compartilhe suas experiências e conhecimento conosco e com os outros leitores. Vamos adorar saber suas opiniões.
               
Até a próxima ;)


Top Comentarista nº16: Clique para participar
Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
11 Comentários

11 comentários :

  1. Isso sim que é uma explicação de Ressaca literária. Ressaca e tanto...
    Eu estou numa fase mais ou menos assim. Tentando ler direito um livro, dois na verdade, faz vários dias, mas a concentração não me deixa passar de 3 páginas antes de pausar e ver alguma coisa ou fazer alguma outra coisa ¬¬
    Tá tenso viu..
    Mas também não abandono nem aqueles que odeio, então é torcer pra passar!

    ResponderExcluir
  2. Oi, como vai?
    Eu estou lendo três livros no momento, por necessidade, prefiro ler um de cada vez e me dedicar ao livro por completo. Como estou escrevendo um roteiro audiovisual no momento, ando nessa ressaca também. Dificilmente abandono um livro, mesmo não gostando, mas, já aconteceu. Gostei do post, parabéns pelo blog!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  3. Oii,

    Adorei o post e as dicas. Realmente a ressaca acontece em diferentes aspectos e situações. Fico assim com um determinado gênero literário, mas aí eu troco o gênero e depois ica tudo bem...hahahahhaa

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, graças a Deus só tive uma ressaca literária na vida. Geralmente ela acontece porque leio muitos livros em um curto espaço de tempo, ai minha mente fica a mil e eu não consigo ler mais nada.
    Um grande abraço! Amei o post.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luciano
    hahah amei o post, principalmente a comemoração por sair da ressaca haha
    Essa palavra dá calafrios mesmo né? Não me dava antes de ser blogueira, mas agora detesto quando isso acontece. Não me imagino ficando um mês de ressaca. Nossa! Espero que isso nunca aconteça comigo..mas faz parte né.
    Adorei a postagem. Boa sorte nas leituras.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Que interessante esse termo ressaca literária! Tenho visto cometários sobre ela e fiquei imaginando o termo e seu significado. Pois é, talvez eu tenha sentido alguma vez, quando li um livro que para mim foi bom demais! Quando é ruim, não me incomodo muito, pois já procuro outro do meu interesse e sigo em frente. E como leio por prazer, sempre faço a leitura de um de cada vez, para absorver bem o enredo e não ficar cansativo. Desejo boas leituras ara você. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Eu já deixei demais de ler porque o livro que eu tava lendo era muito ruim e eu não conseguia me recuperar! Adorei o post.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Luciano tudo bem, seu post está perfeito, antigamente eu tinha mais ressaca literária por que focava somente em romances, isso faz uns anos que mudou, e passei a diversificar a leitura sempre intercalando os gêneros para justamente não acontecer a ressaca. Mesmo prevendo que o livro tenha um grande potencial para uma ressaca no final, eu já deixo um no jeito para me tirar dessa. kkkkkBjs

    ResponderExcluir
  9. Felizmente, nunca tive ressaca literária. Leio muitos livros por mês, normalmente uns dez, mas sou assim desde criança, quando já lia um atrás do outro, e nunca tive problemas para absorver as histórias por causa disso. Espero continuar assim.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá Luciano, eu sofro bastante com ressacas literárias é para nos blogueiros isso é uma grande problema, atrasa todo o ritmo do blog Ç.Ç Adorei suas dicas, o que sempre me salvas são os livros pequenos de enredo simples, leve e até mesmo bobos que não precisam de grandes reflexões *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. É difícil eu ter ressaca literária. Mas quando tenho...meu Deus, dura uma vida! Sobre livros ruins, é difícil eu achar um livro muito ruim. Tento sempre absorver a proposta, ver de ângulos diferentes, sabe? No fim, por mais que não seja uma leitura incrível!!! Tenho sempre algo de bom pra tirar da obra.
    Abraços;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!