RESENHA - Trama (Michael Jensen e David Powers King)

Ficha técnica:
Referência bibliográfica: JENSEN, Michael e KING, David Powers. Trama. 1ª edição. São Paulo, Editora Arqueiro, 2016. Tradução: Ivanir Alves Calado. 304 páginas.
Gênero: Fantasia
Temas: Magia, fantasmas, mundo medieval.
Categoria: Literatura Estrangeira; Literatura Norte Americana.
Ano de lançamento: 2016








“-Ah, Nels! – Ela soluçava nas mãos. – É tudo minha culpa.
- O que é sua culpa?
De novo ela não respondeu. Quando Nels olhou para baixo, entendeu o motivo.
Ao lado dela estava um corpo pálido, esmagado sob o carvalho. Ela pegou o dedal caído ali perto e o colocou cuidadosamente na palma da mão do corpo sem vida.
- Meu filho perfeito...
Nels olhou seu próprio corpo no chão. Tremeu e estendeu a mão para colocar no ombro da mãe e consolá-la, mas a mão passou direto, através dela.
A mulher estremeceu enquanto ele recuava”
         *Trama (pág. 56).

Nels, um jovem que sonha torna-se cavaleiro do reino de Averand, algo que sua mãe terminantemente o proibia de fazer e ele nunca soube o porquê. Certo dia, após desobedecer uma ordem, o jovem foi para um festival na companhia de seus amigos e lá conheceu a realeza, em especial a jovem e linda princesa Tyra. Por algum motivo Nels não conseguia esconder a súbita atração que sentiu pela moça. Achava que se tornando um escudeiro e posteriormente um cavaleiro, poderia preencher o abismo que havia entre realeza e plebeus.
Porém, naquele mesmo dia Nels foi brutalmente assassinado.
Trama, obra dos autores Michael Jensen e David Powers King me surpreendeu logo de cara com uma sinopse bem curiosa, onde o personagem principal morreu no começo da história e para piorar (ou melhorar, depende do ponto de vista) ele virou um fantasma e apenas uma pessoa no mundo era capaz de enxergá-lo: a princesa Tyra, herdeira do reino que havia humilhado o rapaz em um festival por ele ser um simples plebeu e ela da realeza. A partir daí, Nels tenta desesperadamente entender como e por que apenas ela (de todas as pessoas no universo) conseguia vê-lo e descobrir quem foi seu assassino.
A obra segue uma narrativa simples: o jovem humilde que sonha ter o poder de fazer o melhor para as pessoas, acaba se apaixonando pela princesa do reino e logo percebe a gigantesca diferença que há entre as duas realidades. Um reino medieval ameaçado por um vilão que muitos julgavam esquecido e muitos segredos ocultos sobre o funcionamento da magia. Tudo isso faz a obra ser uma ótima porta de entrada para quem não tem muita familiaridade com histórias de fantasia. 

"- O verão é nossa estação mais atarefada, Nels. Você sabe.
- Então porque comprar as sementes tão tarde? Todo mundo tinha plantado semanas antes. – A mãe desviou o olhar, resistindo à pergunta, por isso Nels apoiou as mãos na mesa, com mais força do que pretendia, e se levantou. – Quero me tornar cavaleiro, mãe. Por que a senhora não deixa?"
*Trama (pág. 21).

Os personagens são muito bem amarrados em seus estereótipos. A história é carregada de clichês e poderia ser apenas mais uma obra entre tantas outras de fantasia que vemos por ai, mas dois detalhes me deixaram fascinado pela narrativa: o primeiro, que o protagonista é um fantasma. Mas não um fantasma como o Gasparzinho (transparente e sem as pernas). Para todos os efeitos, ele é uma pessoa normal (como o protagonista do filme "Ghost: Do outro lado da vida"). Apenas quando tocado ou quando toca em coisas que ele se revela como fantasma. 

"- Desculpe. Eu só não esperava... Você não parece um fantasma.
- Como os fantasmas devem parecer?
- Eu... não sei. Meio transparentes?
Ele deu um risinho.
- Eu pensava o mesmo, se bem que nunca acreditei em fantasmas antes de virar um."
*Trama (pág. 62).


Acontece que Nels não é um fantasma “comum” e parte disso é por conta do segundo detalhe: A magia em Trama é um pouco diferente do que é de costume em mundos fantásticos (ao menos nos que ando lendo). No mundo criado por Michael, cada ser existente é um fio tecido na Grande Tapeçaria, que é o registro do nosso mundo. Existem pessoas capazes de visualizar e até controlar esses fios. Eles são chamados de Urdidores e são os guardiões da magia. E Nels, por algum motivo desconhecido ainda está preso a seu fio, motivo pelo qual ele não consegue deixar o mundo dos mortais. Em certo momento esses conceitos me remeteram a história das Moiras, que na mitologia eram as três irmãs que determinavam o destino, tanto dos deuses, quanto dos seres humanos.
Muitos conceitos da magia são quase que interligados com conceitos de corte e costura. Chegou a ser cômico os personagens ensinando esses conceitos como se estivessem ensinando como se remenda uma roupa rasgada. Na minha opinião faltou apenas um glossário ao final do livro, pois são muitos conceitos e termos sobre o uso da magia para lembrar.
A obra é narrada em terceira pessoa. Com uma narrativa simples, o livro flui tranquilamente. O autor (e a tradução) dispensa o uso de sinônimos, o que torna a leitura muito mais ágil. Os personagens, embora estejam presos em estereótipos muito clichês, são bem construídos dentro da narrativa. A relação temporal é toda linear, na qual acompanhamos a evolução do enredo e dos personagens. A revisão está boa, um erro ou outro. Já a formatação está excelente, com bom espaçamento e letras grandes, perfeitas para leitura em movimento (dentro de ônibus ou metrô). O livro é dividido em 28 episódios. Há um mapa nas primeiras páginas do livro e um epílogo ao final.


Michael Jensen passou dez anos desenvolvendo o conceito de Trama antes de conhecer o coautor David Powers King, que expandiu a visão de Michael e a tornou realidade. Michael cursou o prestigiado programa de música, dança e teatro da Birgham Young University. Depois de dar aulas na BYU, abriu o próprio estúdio de formação de cantores. Além de ser um criativo contador de histórias, Jensen é cantor e compositor. Vive em Salt Lake City com o marido e quatro cachorros.
David Powers King nasceu em Burbank, Califórnia, e seu amor pelo cinema o inspirou a ser escritor. Fã ávido de ficção científica e fantasia, também tem uma queda por zumbis e pelo paranormal. Vive com a esposa e os três filhos em Provo, Utah.
Trama é uma obra de fantasia perfeita para quem quer começar a se aventurar por esse gênero por ter uma narrativa simples e ágil. Para os veteranos, é uma boa pedida para quem busca uma leitura mais leve. Se alguém tem algum problema com fantasmas e espíritos, não se preocupe, Nels é um fantasma tão camarada quanto o Gasparzinho. A obra de Michael me surpreendeu bastante e deixou no final um gancho para uma continuação. Enquanto ela não chega, continuo a explorar um pouco mais meus conceitos teóricos sobre corte e costura na esperança de conseguir ver meu próprio fio da vida e quem sabe até, controlá-lo.

Bibliografia de MICHEL JENSEN E DAVID POWERS KING (ordem cronológica):

Livros:
  • Trama – Editora Arqueiro (2016).


Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
12 Comentários

12 comentários :

  1. É, essa coisa de fazer dele um fantasma foi um grande diferencial para o tipo de livro. Achei bem interessante e isso abre portas para muitas coisas. Tem muito o que explorar em cima disso. E ele pode ter muitos clichês mesmo, ainda mais pelo gênero, acho que isso fica como algo do tipo do livro, mas a ideia dele compensa qualquer clichê, não? Alguma coisa ali funcionou muito bem e parece ser uma ótima história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim! A ideia do protagonista ser um fantasma compensou demais a leitura! É uma obra prazerosa de ler. Ainda mais para quem quer algo mais leve e divertido.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi lu tudo bem?

    Imaginei que ia querer lerr esse livro quando eu vi o lançamento, nem preciso falae que não me chamou tanta a atenção né? Desculpe mas a única coisa que me encantou foi sua capa e diagramação sao lindas. Otima resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Luciano, como vai?
    Rapaz eu morro de vontade de ler essa obra e descobrir porque só aquela personagem consegue ver ele, eu me apaixonei mesmo foi pela capa e a edição que está um luxo ao meu ver. Parabéns pela resenha e as fotos, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana! Tudo bem e com você?
      Pois é, a edição ta muito linda! E a história me surpreendendo bastante.
      Recomendo a leitura ;)
      Beijos!

      Excluir
  4. OII
    To com esse livro aqui na estante. Ganhei em um sorteio e não tinha ideia do enredo. Adorei saber que é uma fantasia perfeita simples e ágil. Como não leio muita fantasia, acredito que seja perfeito pra mim. Já quero conhecer esse fantasma!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Acho que realmente seria legal se tivesse um glossário... amo fantasia e achei bem diferente mesmo o modo como a magia foi mostrada. Foi uma leitura que fluiu muito bem para mim e que me encantou, achei bem interessante o protagonista se transformar num "fantasma" tão rapidamente. E que venha logo a continuação!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oie
    que legal parece ser a trama do livro ehhehehe muito interessante apesar de não ser o que curto e procuro para ler mas vi várias resenhas falando super bem

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Luciano!
    Ótima resenha.
    Eu amei esse livro, achei uma leitura muito fluida e rápida. Os personagens me cativaram e as aventuras de Nels e Tyra são ótimas e me empolgaram bastante.
    Fui uma ótima leitura de fantasia, mais leve e divertida com certeza.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gente que capa maravilhosaaaa, amei isso.A história é uma fantasia meio épica né?Adoro esse tipo de trama e leria sem pensar duas vezes, espero ter a oportunidade logo, porque preciso acompanhar essa trama e saber o desfecho disso tudo. E sendo uma fantasia mais leve me anima mais ainda.

    PS:layout lindo, adorei conhecer o blog de vocês.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Leio muito sobre esse livro, não acredito que ainda não dei uma chance pra ele. O vi na livraria de SP, pensei em comprar mas acabei deixando pra lá.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!