Academia Opina: programas de afiliados



Olá, queridos leitores da Academia! Como estão? Estava com saudades de escrever para a coluna do blog “Academia Opina” e hoje vou falar sobre um assunto que tem gerado algumas dúvidas e (também) desconfianças dos leitores aqui do blog. Há alguns meses começamos a trabalhar com alguns programas de afiliados e frequentemente divulgamos links de produtos (no geral, livros) e sugerimos que nossos leitores comprem seus livros utilizando nossos links. Mas afinal de contas, o que é isso? Porque estamos pedindo isso? E o que tem a ver com o blog? Esse é o assunto de hoje ;)


Afinal, o que é isso?

Os programas de afiliados são contratos ou acordos, no qual o dono de um site/blog insere propagandas de determinado produto. Você já deve ter entrado em algum site e visto anúncios de produtos que recentemente você procurou na internet. Ou então veem anúncios de produtos específicos que muitas vezes vão de acordo com o nicho do site/blog. Por exemplo, em blogs de livros é comum ver banners e links de venda de livros de lojas como a Amazon ou Submarino.

Ok, para que serve?


Pensem em nós como vendedores. Quando colocamos o link através de banners ou simplesmente de um link de texto comum estamos abrindo uma vitrine em nossos sites para a venda de produtos que não são nossos. Quando o usuário (você, querido leitor) clica numa dessas propagandas, é automaticamente direcionado para o site da loja e ao realizar uma compra, recebemos uma pequena comissão pela venda em cima do valor da compra.


Então vocês ganham dinheiro com isso?


Sim! Ganhamos. Pouco, mas ganhamos. Os programas de afiliados que conheço (existem vários!) trabalham com porcentagens. Já vi até 10% (se existem maiores, me digam nos comentários!). Então, vamos supor que eu coloque um link de associado - que é como as empresas nos chamam - e você compre um determinado produto por R$ 100,00. E o programa de afiliados do site me entrega a cada compra realizada 10%. Logo, eu fico com R$ 10,00 reais. Lembrando que cada sistema trabalha com sua porcentagem. Alguns dão 4%, outros 5%, outros 8%...

Obs: existem algumas regras para esses programas, mas aqui só vou comentar o básico, que é essa remuneração.

(imagem)
Ilustração de como funciona o programa

E porque as empresas fazem isso?


Isso é lucrativo para as empresas. Pensem que elas não precisam torrar (tanto) dinheiro com campanhas de marketing para divulgar seus produtos. No caso dos livros, quem melhor que os blogueiros para indicar novas obras para quem quer comprar, promoções que lojas como a Saraiva e Amazon fazem ou mesmo lançamento de autores que os leitores nem sempre ficam sabendo? A modalidade de afiliados permite que essas empresas enviem banners, vídeos e links em outros sites, em troca de uma remuneração. E ao fazer isso eles aumentam os canais de divulgação, fazendo assim as vendas aumentarem. E como consequência, os sites e blogs podem gerar lucro com essas vendas.

Porque os blogs precisam desse dinheiro?


Agora que deu para ter uma noção do que é o programa de afiliados, vamos entender porque usamos isso: De um modo geral, um blog têm custos. Mesmo os blogueiros que não querem lucrar com o blog e o fazem apenas para escrever sobre um determinado assunto, tem gastos. Vamos pegar os mais comuns: domínio e hospedagem. O dinheiro poderia muito bem ser usado para pagar esses custos e manter o blog na ativa. Já ouviram aquela expressão: tempo é dinheiro? Então, poderíamos dispor de mais tempo para atualizar o conteúdo que vocês estão lendo se tivéssemos mais tempo para se dedicar ao blog. Já pensou se fosse possível viver de blog? Esses programas de afiliados são um dos vários caminhos que temos de trilhar para alcançar esse sonho.
Falando no caso da Academia (e da maioria dos blogs literários): temos custos com sorteios. Algumas vezes compramos livros mais especiais para presentear vocês, leitores. Temos custos com frete para enviar esses livros. Custos com alguns outros mimos que vão com esses livros. Além de manter o domínio, comprar equipamentos como notebooks, câmeras, tripé, etc. Tudo para oferecer o melhor conteúdo possível para vocês. Então, se vocês acompanham o nosso trabalho, podem imaginar o quanto é complicado fazer um bom conteúdo e ainda pagar as contas rs.
(imagem)

Eu conferindo as comissões que ando recebendo... 😆

Concluindo…

Leitores, tudo isso foi apenas para que vocês entendessem o quanto é importante para nós essa ajuda. A compra será a mesma, você pagará o mesmo valor, mas estará ajudando um site/blog/canal que você gosta a crescer no processo. Então, não desconfie se um blogueiro divulgar por ai um link pedindo para que você ajude o trabalho. Claro, procure saber a procedência do que o blogueiro está divulgando. Mas se você confia no trabalho da pessoa, não custa ajudar, custa?

        É isso. Espero ter esclarecido alguns pontos sobre esse sistema de afiliados. Caso ainda tenham alguma dúvida ou tenham alguma sugestão, ficarei contente em bater um papo com vocês nos comentários ;)


Não esqueçam que estamos no mês de aniversário do blog 😍

Top Comentarista n°2: Clique para participar


Vai fazer comprinhas na internet? Use nossos links de associado e ajude o blog a crescer 💗









Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
34 Comentários

34 comentários :

  1. É algo importante mesmo Luciano! Eu não sabia que o Academia tava com programa de afiliados. Agora sempre vou passar aqui antes de fazer as comprinhas de livros =D \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Dayanne! <3
      A contribuição de vocês ajuda muito na manutenção do blog.
      Beijos!

      Excluir
  2. Ultimamente tenho visto muita coisa assim e olha, pra quem mexe com esses negócios de internet, blog, canal e etc, e quer fazer uma coisa legal tanto pra si como para os seguidores fica uma coisa boa essa ideia dos programas. Porque acaba gastando uma grana mesmo.
    Esse é um jeito de incentivar o próprio blogueiro de continuar o seu trabalho. A gente sabe que tem custos envolvidos, como o de hospedagem do blog mesmo, o que os sorteios acabam fazendo gastar e equipamentos e coisas assim e acho que no fim das contas pode acabar sendo puxado sem uma ajudinha. Esses troços são bons por isso.
    Já uso de vez em quando alguns links que vejo em blogs e canais pra dar aquela forcinha. O preço é o mesmo né, só vai estar dando uma ajudinha boa pra continuarem ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Cristiane. Vocês não estão perdendo nada, só ganhando conteúdos mais completos dos sites que vocês acompanham. Obrigado por contribuir!
      Beijos!

      Excluir
  3. Ahh eu já sabia como funciona, mas como eu espero para comprar só quando ta na promoção e com $$$ bom, no desespero acabo indo logo comprar (antes que acabe né hahaha) e esqueço de comprar pelos links dos blogueiros :/ Vou tentar comprar sempre por esses links porque realmente imagino como deve ser investir toda dedicação, tempo e dinheiro nisso e por mais simples que seja apenas comprar pelo link, significa (de uma forma pequena) apoiar o blog.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente, Joice! As vezes ficamos com pressa e esquecemos. Lembre-se do nosso blog quando for comprar alguma coisa <3
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Luciano, já conhecia o assunto superficialmente, mas gostei de saber mais um pouco, o post tá bem explicativo e bom pra tirar dúvidas. Acho que é importante e não custa nada a mais fazer uma compra através de determinado link e se o blog ganha, ganhamos também ao continuarmos acompanhando ele ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lili! Obrigado. Que bom que você pensa assim. Agradeço demais a presença.
      Beijos!

      Excluir
  5. Gostei bastante de saber certinho sobre esse tipo de programa e o que o blog recebe com isso.
    Não acho nenhum problema nessas divulgações e também em comprar com links específicos.
    Se você vai comprar mesmo, não custa nada ajudar e apoiar né?
    Posts assim são sempre bons para os leitores não gerarem especulações negativas.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, não custa mesmo Caroline! Obrigado por entender e bem vinda de volta ao nosso Top Comentarista!
      Beijos!

      Excluir
  6. Não vejo problema nessas divulgações, pois sei que deve ser difícil manter um blog ou canal!
    Quando faço alguma compra online de livros, sempre busco algum blog que eu gosto que tem esse link para eu poder ajudar, já que eles me ajudam a escolher livros e a conhecer mais desse mundo!
    Adorei a ideia de saber que funciona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que você acompanha e ajuda alguns blogs Herica! Muito obrigado <3
      Beijos!

      Excluir
  7. Nossa eu sei o quanto essas propagandas são importantes, por mais que as pessoas pensem que não, elas fazem realmente uma diferença na manutenção de um blog/site/portal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazem muito, Julia! Esse Top Comentarista desse mês só foi possível por causa dos programas :)
      Beijos!

      Excluir
  8. Luciano!
    Muito bom ver esse esclarecimento, porque alguns blogs não 'abrem' para os leitores o porque colocam os links e de jeito nenhum contam que ganham um percentual de vendas, acredito que não querem dizer que o blog é um negócio, mas como falou, temos os custos no blog e esse dinheiro será revertido para melhorias.
    Desejo uma semana de luz e paz!
    “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.” (Paulo Freire)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que os blogs podem se tornar bons negócios e estou caminhando para chegar nesse patamar de ganhar dinheiro com o blog.
      Beijos!

      Excluir
  9. Já conhecia o programa, já comprei muitos livros através desses links e entendo a importância, os gastos que se tem pra manter um blog. O problema é que as vezes disponibilizam cupons de descontos que só funcionam através de determinados links, aí fica difícil não aproveitar esse cupom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente tem de olhar de onde está vindo o link e alguns geram ainda mais descontos se comprados por ele. Fico feliz que você conheça e ajude os blogs \0/

      Excluir
  10. Sempre antes de comprar procuro links de pessoas que são filiadas, ou até mesmo links com cupons de desconto no qual os blogs literários muita das vezes disponibiliza pros leitores. Gosto muito destes links, e acho importante tanto para nos quanto para quem promove.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana! É muito importante mesmo para o nosso trabalho!
      Beijos!

      Excluir
  11. Vou lembrar disso na próxima compra.

    ResponderExcluir
  12. Olá, não imaginava a importância desses links para os blogueiros, quando for comprar algo vou ver se o que eu procuro se encontra nesses links, não custa nada, né? Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ser blogueiro não é nada fácil, só quem realmente gosta tem um. Eu tambem sou blogueira, mas sou iniciante ainda, e isso me traz uma felicidade enorme, acho muito bom o trabalho de vocês e sei que não é fácil. Espero que o blog cresça ainda mais vcs são muito bons.

    Visite meu blog!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jady! Nossa, muito obrigado pelas palavras. De coração. É muito difícil mesmo, mas continuamos porque, como você disse, só quem gosta tem um. Já estou te seguindo lá no seu blog. Parabéns e continue. A estrada e dura, mas existem boas recompensas na jornada.
      Super beijo! ;)

      Excluir
  14. Eu não sabia como funcionava, mas já vi vários blog pedindo pra comprar pelo link deles para ajuda-los. E eu acho muito legal as livrarias oferecerem isso, porque realmente é uma forma de divulgação. Antes eu comprava direto pela livraria, mas agora só compro por esses links, normalmente do blog que li a resenha do livro, e acho que já é uma forma de ajudar o blog :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!
    Super entendo e apoio os programas de afiliados, só quem é ou já foi blogueiro sabe como é desgastante — mesmo sendo prazeroso — e, muitas vezes, bem caro cuidar de um blog.
    Só acho que as empresas saem lucrando muuuuuito mais com essa opção.
    Eu normalmente não compro livro, sempre os ganho, mas quando for fazer uma compra, lembrarei do blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia esses programas de afiliados, e gostei de entender um pouco sobre eles. Um blog realmente tem um custo elevado, seja por sorteio, envio de prêmio, ou layout, e eu imagino que essa porcentagem que eles dão a vocês já ajuda bastante. Eu nunca tinha comprado nenhum livro por esses links, mas a partir de agora vou começar a comprar só por eles, não custa nada ajuda né =D
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  17. Olá Luciano ;)
    Já vi blogs pedindo mesmo para comprar algum livro pelo link deles, mas nunca vi um explicando como você fez, e achei isso bem importante, para ficarmos informados!
    Realmente acredito que devem ter esses custos para manter o blog, então entendo porque precisam desses programas de afiliados.
    Gostei das postagem, obrigada por nos manter informados.
    Abç

    ResponderExcluir
  18. Gostei que você deixou tudo bem explicadinho. Acho chato quando a galera insiste demais nisso, a cada 5seg cita os links, mas entendo a importância. Como vc disse, mesmo quem não tem intenção de lucrar com blog, ainda tem custos.

    ResponderExcluir
  19. Realmente é algo importante. Mas é preciso saber dosar as propagandas também pra não ficar algo agressivo para o leitor (não que seja o caso, é apenas um adendo meu). Tem sites e blogs que são insistentes demais, colocam pop-ups, isso é bem irritante. Mas não custa nada uma sugestão, uma propaganda discreta. Menos é mais.
    Ótimo post, muito boa a iniciativa de explicar as suas razões.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Luciano!!
    Gostei muito da sinceramente é da forma que você explicou!! E assim que tiver uma oportunidade vou usar os seus links.
    Bjos

    ResponderExcluir
  21. Luciano, eu já sabia meio por cima sobre esse assunto, mas não imaginava muito bem como funcionava e como essa remuneração voltava p/ vocês...Adorei o post explicando como e do por que, acho bem justo sabermos, e foi bom você falar, por que daí dou preferência aos links daqui ;) E ah, mais do que justo isso, hoje em dia tudo se têm gasto, e deve ser justo vocês terem remuneração pelo trabalho de trazer conteúdos de qualidade, e de graça na internet.

    E ah, gostei da forma como são colocadas as propagandas, tudo bem dosada, como mencionou um comentário acima!

    Continuem com o trabalho de vocês e aproveitem o que vier de remuneração do mesmo.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!