RESENHA – O príncipe corvo (Elizabeth Hoyt)

Elizabeth Hoyt
Ficha técnica:
Referência bibliográfica: HOYT, Elizabeth. O príncipe corvo – série “príncipes”. 1ª edição. Rio de Janeiro, Record, 2017. 432 páginas. Tradução: Ana Resende
Gênero: Romance histórico
Temas: viúva, conde, bordel
Categoria: Literatura americana
Ano de lançamento: 2006 no exterior e 2017 no Brasil
Série: O príncipe corvo (livro 1) e O príncipe leopardo (livro 2)

“Nenhum jardim está realmente morto quando um jardineiro de verdade sabe como cuidar dele”.
O príncipe corvo – Livro 1. (posição 1.857 - E-book via Amazon)



Queridos leitores, este é o primeiro livro da trilogia “príncipes”, já adianto que a história não tem nada a ver com príncipes e princesas. A história se passa na Inglaterra, no ano de 1760. Nela, vamos conhecer a Anna Wren, uma viúva que morava na aldeia, juntamente com sua sogra, Mãe Wren – que é uma fofa, diga-se de passagem –, próxima da propriedade da Abadia de Ravenhill. Como o seu falecido marido, que era infiel, as deixou com poucos recursos financeiros, a Anna teve a ideia de trabalhar como secretária do Edward de Raff, quinto conde de Swartingham, que recentemente havia retornado para morar na sua propriedade.
 O conde foi o único da sua família que sobreviveu a varíola, quando criança, inclusive, ele ficou com algumas marcas no rosto.  Ele tinha um temperamento muito difícil, e todos os seus secretários se demitiam por não aguentarem as grosserias do patrão, que tinha o hábito de elevar a voz e quebrar objetos – típico cara mal humorado.
Como a Anna precisava muito de um emprego, o Felix Hopple, administrador do Edward, a contratou. Para o conde era estranho ter uma mulher como sua secretária, já que essa era uma função típica de homens, mas como ele precisava que os seus manuscritos fossem transcritos para uma série de palestras da Sociedade Agrária, o Edward não teve outra solução a não ser aceitar aquela viúva impertinente como sua funcionária. Antes dela se candidatar ao cargo, os dois tiveram um breve encontro, constrangedor, no qual ele caiu do cavalo, por causa dela.
Ao trabalhar na biblioteca, ela descobriu um livro, que foi da irmã do conde, chamado de “Príncipe Corvo”, que era um conto sobre um corvo enfeitiçado. Desta forma, ao passar dos dias ela passou a lê-lo. Certa dia, quando ela foi pegar o exemplar na mesa dele, ela descobriu uma cobrança de um lugar chamado “Grotto da Aphrodite”, que depois descobriu ser um bordel de luxo. Neste lugar, os homens iam para se divertir com algumas meretrizes. Porém, o diferencial do estabelecimento era que algumas damas também apareciam por lá para terem um pouco de diversão. Todavia, elas iam mascaradas para que sua reputação não fosse manchada.
Como a Anna estava atraída pelo conde, mas não poderia demonstrar isso, por ser uma dama e viúva, ela decidiu aparecer no bordel para que pudesse ter uma noite de amor com o Edward. Obviamente não contarei para vocês o que acontece aqui.
Leitores, muitas coisas acontecem nesta história. O conde, apesar do seu gênio forte, ele é um cara fofo. Sabe aquele velho ditado: “cão que late não morde”? Pois ele é exatamente assim. Adora gritar, jogar as coisas na parede, mas, no fundo, tem um coração mole.
A Anna é uma personagem adorável, a autora criou a personagem na medida certa. A moça não é uma das minhas personagens favoritas, todavia, ela vai ficar com cantinho especial no meu coração, por toda a sua determinação.
A Elizabeth Hoyt é a autora de romance de época mais querida das americanas e best-seller do New York Times, do USA Today e da Publishers Weekly. Ela é autora de mais de vinte livros e mora em Minneapolis, Minnesota.
O livro possui 22 capítulos mais o epílogo, e foi escrito de forma linear cronológica, em terceira pessoa. Ele é narrado, principalmente, pelo ponto de vista da Anna e do Edward. Contudo, em alguns trechos temos a narração de personagens secundários, que nos dá perspectivas diferentes sobre a história.
O livro termina com um capítulo já do próximo livro, “O príncipe leopardo”, que narrará a história da Lady Georgina Maitland, filha de um conde, e do administrador das suas terras, Harry Pye. O rapaz tem uma breve aparição neste primeiro livro, pelo que percebi, ele parece ser um cara misterioso e guarda muitos segredos. Esse livro tem previsão para ser lançado neste mês de agosto.
Por fim, confesso que pelo título deste livro (Príncipe Corvo), pensei que a história tivesse mais mistério, que envolvesse, de fato, um príncipe e entre outras coisas misteriosas. Mas, infelizmente, não foi isso que aconteceu. Apesar de podermos fazer uma analogia desse conto que aparece no início de cada capítulo com a história do casal principal, para mim, o título deixou a desejar, haja vista que li pensado que pudesse ser uma coisa (nem dei muita bola para sinopse) e foi outra completamente diferente, apesar de ter gostado muito da história.

Bibliografia de Elizabeth Hoyt (ordem cronológica):

Elizabeth Hoyt
Livros:
  • O príncipe corvo – Record (2017)
  • O príncipe leopardo – Record (2017)
  • The Serpent Prince – ainda sem previsão para lançamento
  • The Ice Princess – ainda sem previsão para lançamento
Gabriella Crivellente da Nóbrega

Vivo, sonho e respiro a literatura, seja ela nacional ou internacional. O que importa mesmo é viver.
Leia Mais sobre a autora

Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Oi Gabi, tudo bem?
    Quando eu vi o título desde livro tive outra impressão da estória, assim como você. Imaginei que se tratasse de um romance com um toque de magia, e que obviamente o príncipe se transformava em corvo ou coisa do tipo rsrsrs
    Eu gostei bastante das capas dos livros, mas não sei se leria no momento. A premissa é bem parecida com outros livros que já estão no mercado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá !!
    Ou não li esse livro, eu o devorei em poucas horas .. achei ele bem viciante e gostoso de ler!
    Já li também Príncipe Leopardo e confesso que gostei mais desse segundo livro do que só primeiro.
    Ambos os livros são lindos!!
    Quero muito ler Príncipe Serpente!!

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi,
    Romances de época podem se tornar um pouco repetitivos, devido a tantos títulos sendo lançados, mas O Príncipe Corvo consegue se diferenciar e nos apresenta pontos atrativos na trama. Acredito que ser uma viúva com problemas financeiros em uma época onde a mulher não era valorizada e considerada para empregos deveria ser bem complicado. Anna acha uma saída para seus problemas, mas sinto que na verdade ela vai arranjar mais deles ao lado do conde. Acho que Edward é o típico personagem carrancudo, mas que acaba demostrando compaixão e bom coração ao longo da trama. A edição do livro está linda e remete muito a livros antigos. Não tinha tanta curiosidade na leitura deste livro, mas com tantos cometários positivos acho que darei ma chance.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Vi bastante comoção nos grupos que participo sobre esse livro, mas infelizmente é mais um romance que não conseguiu me atrair. Fico feliz que você tenha gostado apesar de ter tido seus pontos fracos e até a decepção com o que você esperava pelo título e tal. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro! Não costumo ler romances de época por achar que a história acaba se tornando repetitiva, mas não sei exatamente o que me fez ter tantas expectativas quanto a esse, primeiro que a sogra ser um amor já é um diferencial e tanto, também gostei do fato da Anna não ser só mais uma mocinha em perigo e sim uma mulher que mesmo depois da morte do marido, não se deixa abater, espero poder ler logo Príncipe Corvo e também Príncipe Leopardo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gabi!!
    Estou bem curiosa para ler esse livro, acho a estória bem legal principalmente por ser um romance de época!! Estou adorando essas capas da série que são lindas demais!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!