Conheça o livro de contos "Terra Suspensa"


Olá, queridos leitores da Academia! Como estão? Esses dias estava de boas visualizando meu feed no Facebook quando me deparado uma publicação da autora Patrícia Baikal, no qual ela falava de um projeto muito bacana de literatura fantástica. Quando vi fiquei maravilhado! E é sobre isso que vamos conversar no post de hoje.


Eu sempre curti literatura fantástica. Acho que isso é uma herança do RPG. Afinal, eu era (e ainda sou) um narrador. Ou mestre. Aquele cara que lança os desafios para os heróis. Já fui jogador também. Criei personagens que desafiavam monstros, dragões e deuses. Então é notável que eu tenha um carinho todo especial por esse estilo (inclusive logo teremos resenha de um livro de fantasia). E eu acho interessante quando autores inserem elementos (ou cenários) reais em mundos fantásticos. Um exemplo de quem faz isso é o André Vianco com seus vampiros. Ou o Eduardo Spohr com os anjos.  Ou ainda o Raphal Draccon com seus Rangers e dragões. O fato é: acho muito legal. E foi por conta disso que eu gostei muito da proposta do livro “Terra Suspensa”.


O livro:

“Terra Suspensa é uma antologia de contos sobre o Distrito Federal, que constrói a partir desse pedaço de terra aparentemente minúsculo no universo, linhas que vão te desprender do solo e que ganham vida própria, um novo microcosmos mitológico.
Criado a partir dos devaneios de autores de diversos cantos do país, o livro propõe uma nova perspectiva literária sobre o planalto central para despertar o imaginário fantástico na região. São cerca de 250 páginas de histórias fantásticas que vão mudar sua visão sobre o quadradinho da capital e seus arredores”.



Isso mesmo, queridos leitores! Este é uma antologia de contos fantásticos que tem Brasília como cenário. Imaginem o que não pode sair disso? Perguntei para um dos idealizadores do projeto, o Filipe, a respeito do significado da capa (linda) e ele me disse o seguinte: “Seria essa ideia de fantástico, de conexão entre o mundo imaginário, um mundo das ideias, acima da gente, que é a copa da árvore, com a raiz esse mundo que a gente  considera o normal, o comum. Além da figura da árvore carregar esse conceito mítico, que se relaciona com o tempo, com as histórias contadas pelos antepassados, a árvore genealógica. O nome do projeto que propôs o concurso do livro se chama Além da fogueira, então traz em seu conceito essa coisa relacionada com a natureza, com as histórias que passam de boca a boca pelo tempo, e em volta do fogo”. E por falar em projeto, vamos entender um pouco mais sobre ele:

O projeto:

A antologia de contos Terra Suspensa surgiu a partir do anseio de se promover um espaço literário mais amplo no Distrito Federal. Com esse sonho em mente, os idealizadores do projeto, Filipe Henz, Frederico Tales e Fábio Lucas apostaram na chance de reunir autores do Brasil para falar sobre Brasília e seus arredores. Para encontrar esses artistas, foi organizado um concurso. Além dos idealizadores e selecionados via concurso, três autoras foram convidadas para compor a obra.
O livro nasceu para reunir histórias que promovam a criação de um novo imaginário e quebrem com os padrões e sensos comuns existentes sobre as cidades do Planalto Central.
O projeto Terra Suspensa busca criar um espaço para a desconstrução de clichês, por meio de narrativas que, sob pontos de vista distintos, apresentam novas perspectivas a respeito da capital do país. Vamos juntos embarcar nessa viagem!

Lembro que quando postei sobre a coletânea de contos “Sussurros da Boca do Monte” (link) comentei que seria muito legal ter algo do tipo aqui em Brasília. E isso pode ser possível com a sua ajuda! A obra Terra Suspensa está em busca de apoiadores no Kikante. No site (link) está tudo explicadinho. Desde a ideia do livro, dos autores participantes até as formas de recompensa. E seu apoio pode ser vital para o sucesso da empreitada.  
Precisamos de mais iniciativas como essa. Não só para valorizar a literatura fantástica, mas a literatura nacional como um todo. E de quebra valorizar a cultura local de Brasília. Parabéns a todos os idealizadores e autores que estão participando da antologia. Que seja um sucesso!


Até a próxima ;)
Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!