RESENHA- Sonata em Punk Rock (Babi Dewet)

Ficha técnica:
Referência bibliográfica: DEWET, Babi. Sonata em punk rock. 1ª edição Belo Horizonte, Gutenberg Editora, 2016. 382 páginas.
Gênero: Ficção Juvenil
Temas: Música, amor, disciplina, adaptação, sonhos
CategoriaLiteratura brasileira
Ano de lançamento: 2016













          “A vida é como uma orquestra: são necessários muitos instrumentos em harmonia para que a música toda faça sentido.” *Sonata em Punk Rock (pág.281).

            A obra conta a história da jovem Valentina Gontcharov, mais conhecida como Tim, uma garota que divide o seu tempo entre trabalhar em um mercado e ajudar nas tarefas domesticas que sua mãe solteira não consegue cumprir sozinha. Apesar dessa vida medíocre, Tim tem um sonho, se tornar uma estrela do Punck Rock. A música é seu grande amor e ela possui uma grande arma ao seu favor, um dom, o ouvido absoluto, uma habilidade que a faz capaz de tirar a partitura de uma música apenas a escutando. Talento é algo que Tim tem e este que a faz passar na seleção para um dos maiores conservatórios de música do país, a Academia Margareth Vivela. Passar para tal instituição pega a garota de surpresa, já que não acreditava que fosse capaz e nem mesmo podia se imaginar em um reino da música clássica tal como aquele, sendo que a guitarra é sua verdadeira amante. Assim começa a jornada desta jovem em busca de seu sonho e ela que terá que passar por muitos aprendizados entre uma nota e outra.
       O livro se trata basicamente da experiência de Valentina nessa grande escola de música. Focando em aspectos como a dificuldade que a protagonista sente ao entrar em contato com um piano; como a estética de Tim é vista com maus olhos, sendo ela uma moça com tendências punk e gótica em meio a um lugar repleto de pessoas comedidas e puritanas; como a música transforma tudo e como é preciso nos entendermos para seguirmos nossos sonhos. Tudo isso é tratado no livro e é interessante, imaginar uma realidade diferente ao lê-lo, uma atmosfera de dedicação e entrega.
           É preciso dizer que incialmente a autora trás um certo drama em relação ao pai da Tim, que no caso abandonou a mãe muito cedo, tal drama não foi bem desenvolvido durante a história e poderia ter dado um tom muito mais interessante a história, garantindo-lhe uma base e uma maior veracidade. Existem muitos furos quanto ao desenvolvimento da história, vários momentos em que ao lermos nos perguntamos o porquê de certo assunto não ter ganhado continuidade.
            Deixando de lado a linha de desenvolvimento da história, seguimos para os personagens, que não são muitos e não tem muita profundidade, algo que particularmente me incomoda, mas que pode ser desconsiderado por outros. O único personagem que ganha uma dimensão maior além da própria Valentina é Kim, o jovem pianista mais conceituado do Academia Margareth Vilela, um garoto aparentemente todo certinho que aparece para balançar o coração desta moça cheia de rock and roll.
       Com 29 capítulos intitulados com músicas diferentes (o que é bem legal, sendo possível desenvolver a leitura juntamente com a playlist), sendo narrado em primeira pessoa, vez pela Tim, vez pelo seu par romântico Kim, Sonata em Punk Rock tem algo de muito especial, da a música um corpo, a cidade Vilela, que na história é onde se localiza o conservatório. Um romance juvenil daqueles que viram nosso xodó quando somos adolescentes.
         Resumidamente, é um livro levinho, daqueles que usamos como descanso entre livros que possuem uma carga de informações maior. E por mais que eu tenha listado alguns problemas estruturais da obra, continua sendo uma leitura gostosa que em momentos de maior sensibilidade ainda tira lágrimas, forma sorrisos e faz soltar suspiros. Afinal, quem nunca sonhou? Só alguém sem ambição deixaria de simpatizar com certos dilemas da protagonista.

 

Bibliografia de BABI DEWET:

Livros:

· Sábado à noite - Independente (2010) *Editado para a trilogia
Série Sábado à noite
· Sábado à noite I - Editora Generale (2012)
· Sábado à noite II – Dos bailes para a fama - Editora Generale (2013)
· Sábado à noite III – Com amor e música - Editora Generale (2014)
· McFly – Edição especial para fãs - Editora Universo dos Livros (2013)
· Um ano inesquecível - Gutenberg (2015)
Série Cidade da música
· Sonata em Punk Rock - Gutenberg (2016)


Obs.: Fiquem ligados também nas resenhas e postagens do meu blog pessoal: www.variavels.com

Beijão, até a próxima!!! 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!