7 curiosidades da série "As Crônicas dos Mortos"



Olá, queridos leitores da Academia! Como estão? Dando continuidade as divulgações da série As Crônicas dos Mortos e do evento de lançamento do livro “Era dos Mortos - Parte 1” em Brasília, vamos falar um pouco sobre as curiosidades dessa série que conquistou uma verdadeira horda de fãs pelo Brasil.

1- A maior saga de ficção já escrita por um brasileiro.

                Isso mesmo! Rodrigo detém essa curiosa conquista. Estamos acostumados a ver trilogias quando falamos de séries, alguns até arriscam escrever um quarto livro, mas nenhum brasileiro que escreve ficção chegou na marca de publicação do Rodrigo: são 7 livros (o sétimo será lançado ainda esse ano). Isso mesmo, a saga do autor é a maior do gênero (em volumes) já escrita por um brasileiro. Convenhamos que é um desafio e tanto prender a atenção do leitor numa mesma história por 7 volumes. E acreditem, ele conseguiu esse feito.



2- As Crônicas dos Mortos é considerada pela crítica especializada como a obra sobre o apocalipse zumbi mais original desde The Walking Dead.

Confesso que fiquei com um (ou dois) pés atrás quando li isso pela primeira vez. Esse tipo de frase é muito usado para vender livros, e nem sempre é uma verdade. Igual quando colocam o nome de um autor famoso para dizer que tal livro é bom (já viu as obras que tem o George R. R. Martin na capa? O nome dele é maior do que o do autor que escreveu o livro haha). Mas depois de ler o Vale dos Mortos, e principalmente depois de ler A Batalha dos Mortos em diante, dá para entender perfeitamente o porque. A origem dos zumbis, as explanações cientificas, alguns personagens, o desdobramento dos acontecimentos… tudo é sim muito original e se não for a “mais”, é com certeza o Top 3. (quando eu ler todos os livros de zumbi lançados de 2014 pra cá eu atesto se é mesmo haha).


3 - A inspiração para a saga surgiu após o autor ter um pesadelo.

                Imagina a cena: “Nossa, que pesadelo terrível… vou escrever uma série que irá virar best seller nacional”. Ok, acho que o autor não pensou muito nisso, mas é curioso ver que tudo surgiu de um pesadelo do autor depois de assistir ao filme “A Madrugada dos Mortos”. Devemos essa história fantástica ao gatilho de um pesadelo.

Tive um pesadelo terrível... vou escrever um livro xD



4 - A Saga As Crônicas dos Mortos teve mais  de 50 personagens ao todo, e cobre um período de várias décadas após o surgimento dos zumbis.

                Isso mesmo! Existem mais de 50 personagens na série e não são aqueles que aparecem por uma folha e morrem (como alguns que aparecem na série The Walking Dead só para morrer de um jeito grotesco, por exemplo). São personagens construídos para objetivos dentro da obra e mesmo que tenham pouco tempo de “página”, os fãs podem lembrar-se de alguns deles apenas por dizer o nome. “Cobre um período de várias décadas após o surgimento dos zumbis”.
Aqui é uma curiosidade que pode chocar quem leu só até o terceiro livro. Existe um salto de 30 anos do terceiro para o quarto livro e outros 30 do quinto para o sexto e deve existir mais uns bons anos ai do sexto para o sétimo. Eu não lembro de ter lido ou visto algo do tema que avançasse tanto na linha temporal, o que faz com que o salto do arco do Negan em The Walking Dead para o dos Sussurradores seja fichinha haha.

               
5 - O nome do protagonista Ivan foi inspirado num personagem histórico.

                Sempre me perguntei “Como um analista de sistemas pode se tornar um líder tão cabuloso”? Ivan não foi apenas um líder nato, mas também um homem justo e leal, porém, que tinha um complexo de poder que quase o levou a ruína no terceiro livro. Segundo o autor das obras, o personagem foi inspirado no Czar Ivan, o Terrível. Conhecem? O Czar ficou conhecido por seu temperamento explosivo, por arrasar cidades e matar milhares de pessoas, mas também por governar seu país com seriedade e fazer da Rússia uma nação moderna. Agora troque pessoas por zumbis e Rússia por Ilhabela. Faz ou não faz jus?




6 - A protagonista Estela foi inspirada em uma personagem do autor Jorge Amado.

                Provavelmente a personagem mais carismática de toda a saga, Estela é inspirada na personagem Tieta, do escritor Jorge Amado, que é considerado por Rodrigo o melhor escritor brasileiro de todos os tempos. Baita homenagem, ein?

7 - A passagem do segundo livro na qual ocorre o surgimento da Senhora dos Mortos foi inspirada em dois filmes.

                Essa é para quem leu o segundo livro: Lembram-se da cena final do livro? Que o Ivan diz não e desperta a criatura mais mortífera que já pisou na face da terra? Pois é, o surgimento da Senhora dos Mortos foi inspirada em dois filmes: A cena do baile do filme Carrie, A Estranha e a cena final na Ilha de Alcatraz do filme X-Men 3. Lembram-se delas?



                O que acharam das curiosidades, leitores? Vale a pena dar uma chance a saga para quem não leu. Lembrando que o lançamento do livro para os leitores de Brasília está marcado para o dia 23 de junho, as 16h, na Livraria Leitura do Pátio Brasil. Confirme sua presença no evento: link

Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!