Academia Indica: Mapa nas Nuvens

Projeto tem o objetivo de fazer um mapeamento georreferenciado de pessoas, culturas, lugares, territórios e ações artísticas e culturais do Distrito Federal



            Você que curte eventos culturais: qual o melhor mecanismo de busca para você encontrar aquele show ou aquele evento bacana que está rolando na sua região? Facebook? Uma pesquisa no Google? Sites de notícias? Jornal? Seguindo a gente? Só acho que é o melhor canal para você ficar sabendo dos eventos literários ein. Do ladinho aqui no blog tem uma aba só para eventos literários. Fica a dica.
                Existem N maneiras de você pesquisar por alguma ação cultural que esteja rolando na sua região e hoje quero apresentar mais uma: o mapa nas nuvens.

A Ferramenta

O Mapa nas Nuvens é um espaço livre e colaborativo de identificação e mapeamento georreferenciado de pessoas, culturas, lugares, territórios e ações artísticas e culturais do Distrito Federal. O Mapa servirá como bússola na elaboração de diagnósticos e formulação de ações, programas e políticas culturais. Os artistas e gestores culturais poderão criar suas próprias páginas com fotos, vídeos, áudios, logos e histórico de atuação, além de ter acesso à agenda cultural atualizada com os projetos que estão acontecendo em todo o Distrito Federal.
Aproveite e baixe o aplicativo para acompanhar tudo o que acontece com a cultura em nosso território!
Mapa nas Nuvens: A cultura do DF pelo olhar de quem faz cultura!


Como vocês puderam ver no texto acima o Mapa nas Nuvens é uma ferramenta criada pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal em parceria com o Instituto TIM e o Observatório da Economia Criativa da UnB com o objetivo de mapear e juntar em um só lugar eventos culturais que estejam acontecendo no DF.


Para que serve?

Com o Mapa nas Nuvens, dados sobre agentes culturais, atividades e locais relacionados à cultura em um determinado território ficam reunidos na plataforma. O sistema é alimentado de duas formas: pelos próprios agentes públicos e também pelos agentes culturais, colaborativamente. A partir da ferramenta é possível criar informações sobre agenda cultural do DF, acessar o registro completo dos produtores e espaços culturais de uma certa região, assim como contatar produtores culturais da cidade.
                E porque essa ferramenta é importante, Luciano? Então, além de ser um lugar onde podemos reunir ações culturais de todos os tipos, a ferramenta também oferece a possibilidade de você (caso seja) se cadastrar como agente cultural. Você é o tipo de pessoa que organiza encontros literários? Promove algum show ao vivo em alguma praça? Faz alguma apresentação de teatro? Então você pode ser um agente cultural. Existe também a opção de cadastrar um espaço cultural. Você criou na sua garagem um espaço para apresentações culturais? Um galpão? Pode inserir no mapa das nuvens. E por último, você pode adicionar seus eventos (caso seja um agente cultural) no mapa. Então, tomando eu como exemplo, toda vez que promover um evento literário e for lá cadastrar, vocês podem pesquisar no mapa usando a palavra chave “Literatura” e todos os eventos literários cadastrados naquele período estarão lá. Inclusive os meus!
                Sério gente, essa é uma ferramenta muito legal e totalmente gratuita. Eu fiz meu cadastro como agente cultural. Vocês podem digitar lá “Luciano Vellasco” que irei aparecer para vocês no mapa haha.

             Essa é minha dica de hoje para vocês. No site da secretária de cultura está tudo muito bem explicadinho para quem tiver mais interesse. Existe um aplicativo que você pode baixar (link). O mapa está integrado ao Google Maps, o que facilita localizar os lugares.
           E fica também o aviso de que vou inserir todos os eventos literários a qual tenho alguma participação na plataforma. Então vocês tem mais essa opção para acompanhar os trabalhos da Academia.
               Obs: Fica cada dia mais difícil dar aquela desculpa “Poxa, nem tava sabendo”. Se não estava sabendo, então é porque você não me acompanha (#chateado).

Obs: GDF, bem que podia rolar um patrocínio né? haha

Até a próxima.

Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! É uma pena que poucas pessoas conheçam e fico mais feliz ainda por ter te apresentado :)

      Excluir

Deixe o seu comentário!