Cinco autores de Brasília para você ficar de olho em 2019



                Olá, queridos leitores da Academia! Como estão? O ano começou e muitos de nós fazem grandes planos para o decorrer do ano, não é mesmo? Aqui mesmo no blog fiz uma pequena lista de algumas coisas que planejo fazer esse ano. Caso esteja curioso sobre, só clicar neste link e ler o post.
                Hoje quero fazer uma coisa diferente. Vocês sabem que aqui sempre apoiamos a literatura nacional. Estamos sempre batendo na mesma tecla de que existem autores fantásticos batalhando por uma chance de serem lidos. Garanto a vocês que eles existem e fazem coisas fantásticas pela nossa literatura. Eu mesmo conheço vários pessoalmente e já li as obras de tantos outros. E irei provar! HAHA. Para meus leitores de Brasília, em especial, que pouco ou nada conhecem dos autores que vivem aqui (Sim! Não é só em São Paulo e Rio de Janeiro que eles vivem). No post de hoje: cinco autores brasilienses que você DEVE ficar de olho em 2019.

 Day Fernandes

                Vou começar com a baixinha sensação do momento (haha). Day Fernandes nasceu em Brasília, é psicóloga de formação e uma verdadeira entusiasta de tudo que é Sci-Fi. Tanto que ela tem um livro dedicado à temática, estreando no meio literário em 2015 com a obra “A Fortaleza: Mundo Sombrio”, conquistando uma verdadeira legião de fãs. Eu já li o livro (resenha aqui) e quero destacar duas coisas: uma mulher escrevendo um Sci-Fi (por mais Days nesse mundo) e uma obra com mulheres fortes que não estão ali para serem rostinhos bonitos, mas para fazer diferença no desenrolar da trama. Façam essa reflexão: quantas autoras você conhece que escrevem sobre temas Sci-Fi? Day é uma delas.

Porque você precisa ficar de olho nela:
                A autora já avisou em suas redes sociais que a Continuação de “A Fortaleza: Mundo Sombrio” está a caminho! Os fãs da autora estão malucos para saber o que aconteceu com Camille e seus amigos após o desfecho do primeiro volume, que por sinal, abriu um leque gigantesco de possibilidades para o próximo livro. A autora irá lançar sua obra por meio de financiamento coletivo em meados de março/abril. Para saber mais e acompanhar, clica aqui.


Vivianne Fair

                Vivianne é uma veterana no mercado editorial, já tendo publicado vários livros, em especial a Trilogia “A Caçadora” e a obra “Quem Precisa de Heróis” que recentemente foi relançada por meio de financiamento coletivo em edição comemorativa de 10 anos. A autora é conhecida pelo humor de arrancar risada de pedra em suas obras e por brincar com todo tipo de clichê existente na humanidade. São muitas as histórias de gente que passou vergonha no transporte público por rir de alguma piada contada por meio de seus personagens. Eu li a trilogia (resenhas aqui, aqui e aqui) e garanto que se você gosta de humor, vai se divertir.


Porque você precisa ficar de olho nela:
                A autora chegou chutando a porta em 2019. Além de ter relançado a obra “Quem precisa de Heróis?” no fim do ano passado, para esse ano ela planeja relançar em versão física a obra “Nem se eu quisesse”.  Um projeto muito legal que está em andamento, é a obra “Ovo do Dragão”, que ela esta escrevendo com a ajuda de seus próprios leitores! (curiosos? Clica aqui que ela explica melhor isso aí). Está nos planos da autora escrever um novo romance intitulado: “A difícil vida da esposa de um Super herói”. (Deve ser difícil mesmo para a Lois Lane aguentar a lista infinita de Super Vilões do Superman... haha). Afora isso, está previsto para esse ano um jogo baseado em sua trilogia “A Caçadora” (imagem abaixo). E por fim, e que pegou muitos leitores de surpresa: uma nova obra no universo de “Quem Precisa de Heróis”. Ainda não há muitas informações sobre, mas já posso comentar que a obra contará as origens da protagonista Sephira!

Kássia Monteiro

                A Jornalista Kássia Monteiro é autora da obra "Soberana, a ascesão da rainha de Marte", lançado em 2015 pela Draco Editora. A brasiliense também escreveu diversos contos e foi finalista do prêmio SESC-DF de crônicas Rubem Braga em 2012, já tendo ministrado palestras e oficinas literárias na Universidade de Brasília e na Feira do Livro de Brasília.
Porque você precisa ficar de olho nela:
                Um dos projetos que a autora está desenvolvendo para este ano é o Quadrado Literário, um portal de notícias sobre o meio literário brasiliense (link). Um conto da autora chamado “Antes do zero", que irá sair esse ano pela editora editora Oito e Meio. A autora também está escrevendo um novo romance chamado “Trans”, que trará à tona a temática transexual. Apesar do foco da narrativa ser um romance mais leve, a autora trará temas bem delicados relacionados à transfobia.


José Almeida Junior
                O autor foi a grande revelação literária do Prêmio Sesc de Literatura na categoria de melhor romance em 2017 com a obra “Última Hora”, uma ficção histórica ambientada na década de 1950. O livro vencedor do importante prêmio ganhou o Brasil e desde então o autor tem concedido diversas entrevistas para vários jornais. Eu não cheguei a ler a obra, mas a crítica especializada elogia a rodo o autor e sua obra de estreia.
Porque você precisa ficar de olho nele:
                Como já dito, o autor foi o vencedor do Prêmio Sesc de Literatura é um dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura e do Jabuti (não é pouca coisa não), isso por si só já é motivo para acompanhá-lo, mas vou dar aqui mais um: A Faro Editorial fechou contrato com o autor para lançar a obra “O homem que odiava Machado de Assis”, que mistura história e ficção em torno da vida de um dos gênios da nossa literatura. E vocês sabem o que isso significa? Vem coisa boa aí! Pedro Almeida não costuma errar em suas escolhas de autores e quem acompanha o mercado editorial sabe o quanto a Faro trata bem seus autores nacionais.


Gleyzer Wendrew 
Dos autores dessa lista ele é o que eu conheço há menos tempo. Nos conhecemos no último evento que promovemos no ano passado, o ELIFANT, que contou com a sua participação e outros autores brasilienses que escrevem sobre literatura fantástica. Participo de um grupo chamado “Reino dos Livros” no Facebook e vez em quando aparece a obra do autor e diversos leitores elogiando-o. Nascido aqui em Brasília, o autor criou seu próprio universo fantástico na série “As Crônicas da Aurora”.


Porque você precisa ficar de olho nele:
O autor divulgou em suas redes que irá publicar o romance "Um banquete para deuses mortos" e está finalizando outro romance intitulado "Comedores de Lótus". Além desses, Gleyzer deu o star para o projeto de publicação de "O Deus da Morte", terceiro volume da trilogia "As Crônicas da Autora". Estou com o primeiro volume aqui em casa (e pretendo ler ainda esse semestre) e estou muito curioso com o que me espera, já que o autor escreve dentro do gênero Dark Fantasy, que ainda não experimentei ler.


É isso, leitores. Vocês conheciam algum autor dessa lista? Essa é uma ótima oportunidade para conhecer! Tem outros autores que vocês colocariam na lista? Comentem!

Até a próxima.

Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!