31ª Feira do Livro de Brasília


A Feira do Livro é um espaço dedicado á todos aqueles que gostam de literatura e cultura, e também um local para destacar os talentos dos escritores do nosso mundo e principalmente da nossa cidade. Você gosta de ler? Então não perca o evento! 

A Feira

A 31ª Feira do Livro de Brasília construiu uma programação que prestigiou a literatura e consequentemente, os escritores do DF. Em todos os momentos, eles terão lugar de destaque, inclusive, participando das atividades com os convidados oriundos de outras unidades da federação.


No sábado (23), dia da abertura, o evento contou com a homenageada nacional, Paula Pimenta (MG) autografando seus livros das 14h às 16h50. Depois, a abertura oficial, às 17h, que contou logo em seguida, às 18h, com um Cortejo Artístico com o Boi de Seu Teodoro.


Dentre as atrações, além das homenageadas, Paula Pimenta e Dinorá Couto Cançado, teremos (a programação completa estará disponível no site do evento.

Atração Internacional

 A angolana Isabel Ferreira estará na Feira, no Café LITERÁRIO, na quarta-feira (27/11), das 20h às 21h , no Bate-Papo Literário: “Muzongue literário”.Com ela, a jornalista Sheila Campos (DF). Isabel fugiu da guerra em Angola, ficou muito tempo em Portugal (na diáspora) e retornou ano passado para sua Luanda, tem muito a nos ensinar. Ela também participará do ESPAÇO DO AUTOR, no dia seguinte, quinta ( 28), das 20h às 21h, lançando o livro “Coelho Conselheiro matreiro e outros contos que eu te conto”.


Melhor livro do ano de não-ficção pelo Prêmio Jabuti 2013

O ganhador do 55o. Prêmio Jabuti (2013), na categoria Livro do Ano de Não Ficção, com livro “As duas guerras de Vlado Herzog”, o escritor e jornalista Audálio Dantas (84). “As Duas Guerras de Vlado Herzog-Da Perseguição Nazista na Europa à Morte Sob Tortura no Brasil” (Civilização Brasileira) foi o livro vencedor do Jabuti 2013, e será autografado no evento. Audálio participará com Edmilson Caminha (DF) na 4a. feira (27/11), do Encontro com Autor, das 18h30 às 19h30. Na quinta-feira (28/11), das 19h às 20h30, MENTO participará com Alaor Barbosa (Biógrafo de Guimarães Rosa), de um bate-papo sobre Biografias.

Literatura Policial


Vicente Vilardaga (DF) – autor de “À Queima-Roupa – o Caso Pimenta Neves”, que trabalhou com os dois protagonistas na Gazeta Mercantil e acompanhou de perto essa história. Vilardaga também entrevistou o assassino com exclusividade – participará no sábado (30), das 17h30 às 18h30, com Maria Stela Grossi Porto(DF – autora do livro Sociologia da Violência: do conceito às representações sociais), da mesa sobre Literatura policial.


Poesia

No Café Literário, no domingo (24), com mediação de Maurício Melo Junior (DF), das 19h às 20h, o Encontro com o Autor receberá o escritor e compositor Salgado Maranhão, que falará sobre Poesia, voz e identidade.
Na segunda-feira (25), das 18h30 às 19h30 no Encontro com o Autor, teremos os poetas Antonio Ventura (SP- autor de O catador de Palavras) com Anderson Braga Horta (DF- já foi finalista do Jabuti de poesia).

Mulher

No sábado, (23 de Novembro), das 16h às 17h, no Auditório 1 da Biblioteca Nacional, pela programação do “Mulheres a toda Prosa”, teremos o tema: A visão da Mulher sobre os Temas Universais da Poesia: Amor, Morte, Cotidiano, Natureza e, Fazer Poético. Convidadas: – Raquel Naveira (SP)- autora de ABADIA (poemas, editora Imago,1996) e CASA DE TECLA (poemas, editora Escrituras, 1999), finalistas do Prêmio Jabuti de Poesia, da CBL. Ela estará na mesa com a presidente da Associação Nacional de Escritores (ANE), Kori Bolivia (DF).

Saúde

No domingo (24), das 19h às 20h, discutida Literatura e Saúde, com Alexandre Feldman (SP- autor do best-seller Enxaqueca, finalmente uma saída) e Ricardo Teixeira (DF – autor de Prezado Doc! – a improvável conversa entre um médico e um humorista).


A Leitura no Brasil


No último dia da feira (domingo, 1/12), das 15h às 16h30, o autor de Cidade de Deus, Paulo Lins (RJ) baterá um papo com José Paulo Cunha (DF) sobre o Brasil e suas características. Uma discussão semelhante a que aconteceu recentemente na Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha).


Biografias

Na quarta-feira (27), das 19h às 20h30, será realizado o primeiro bate-papo sobre BIOGRAFIAS E DIREITOS AUTORAIS, com a filha de João Cabral de Melo Neto, Inez Cabral de Melo, e Toninho Vaz (Biógrafo dos Poetas Paulo Leminski e Torquato Neto).


Futebol

Na sexta-feira (29), da 19h às 20h, pela programação Literatura e Pensamento, teremos Literatura e futebol, o esporte mais amado do Brasil como motor da ficção, com Juca Kfouri (SP- autor de “Porque não desisto- Futebol, Poder e Política) e Afonso Oliveira de Almeida (DF) – autor de “A Copa do mundo é nossa ficção.




Narrativas curtas




No sábado (30), teremos a discussão sobre Contos e crônicas, pela programação Literatura e Pensamento, teremos, Literatura e Narrativas Curtas com Marcelo Canellas (RS- autor de Províncias- crônicas da alma interiorana) e Adriana Kortlandt (DF – autora de Almagesto – contos anímicos).


História

No domingo (1/12), das 17h às 18h30, ela programação Literatura e Pensamento, teremos, Literatura e História, com Marcelo Monteiro (RS – autor de “U-507: O submarino que afundou o Brasil na 2ª Guerra Mundial”, finalista do prêmio Jabuti 2013 na categoria reportagem)

 


Está curioso para saber detalhes? Não deixe de dar uma ‘espiadinha’ no site oficial da 31ª Feira do Livro de Brasília.


"A leitura é a viagem de  quem não pode pegar um trem"


Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Um evento importante para os leitores brasilenses. Não deixem de comparecer.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!