Especial: Top 5 Nacionais para ler no Halloween


Olá, leitores!
Falta só alguns dias para o Halloween e a Academia não podia deixar passar a oportunidade para fazer uns posts especiais para a data! Então, preparem suas sacolas e vamos de post em post pedir “doces ou travessuras”!

Bom, para começar, estamos com um sorteio super bacana do livro “A Senhora dos Mortos”. Para participar, basta clicar na imagem que você sera redirecionado a promoção.


Ao longo do mês, fizemos resenhas apenas de livros de terror (ok, o da Vivianne não é nada aterrorizante, mas tem vampiros, então está valendo). Tivemos a resenha do livro “A Senhora dos Mortos” (link), o terceiro da série “As Crônicas dos mortos” do autor nacional Rodrigo de Oliveira, a resenha do livro “Resident Evil – Cospiração Umbrella” (link), que narra os episódios vividos por Chris e Jill na Mansão Spencer. A resenha “O Guia de sobrevivência a Zumbis” (link), que como o nome diz, é um guia para ajudar pessoas como eu e você a sobreviver aos mortos-vivos (ou pelo menos sobreviver um pouco mais que a maioria) e finalmente, a resenha do livro “A Caçadora – Sussurros das Sombras” (link), da autora nacional Vivianne Fair, que narra à história de uma caçadora de vampiros atrapalhada.

Hoje, o post vai ser sobre terror nacional. Vamos comentar aqui sobre 5 livros legais para ler no Halloween. Lembrando que essa é uma opinião minha e apenas de livros que eu já tive a oportunidade de ler, até porque, não da para você falar do que você não conhece, não é? 



Os Sete (André Vianco)

Esse foi o primeiro terror nacional que eu li na vida e fiquei impressionado com o trabalho que o autor desenvolveu nesse livro. A história fala de sete vampiros que despertam no nosso tempo, depois de muito tempo adormecidos em um caixão de prata. Ao serem despertos, eles começam a tocar o terror para o lado dos vivos. O livro é maravilhoso e bem escrito. Os personagens são bem construídos e em certos momentos até torcemos um pouco para o time dos sangue-sugas. Não é a toa que o Vianco é um dos maiores representantes da literatura fantástica nacional. Vale a leitura. O livro tem uma continuação chamada “Sétimo”, que também é muito bom e é obrigatório se você leu o primeiro volume.

O Vale dos Mortos (Rodrigo de Oliveira)

Depois de Apocalipse Z, achei que demoraria para um livro de zumbi  me empolgar tanto. Tiro o chapéu para o autor Rodrigo de Oliveira por entregar uma história “original” no sentido de enredo. O Vale dos Mortos é o início de uma épica narrativa sobre sobrevivência e valores humanos. O livro faz parte da serie “As Crônicas dos Mortos” e todos os volumes lançados até agora foram resenhados aqui. São eles: “O Vale dos Mortos”, “A Batalha dos mortos”, “A Senhora dos Mortos” e o Spin off “Elevador 16”. Quem curte o gênero, recomendo muito a leitura.


À Sombra da Lua (Marcos DeBrito)
Ao ler a sinopse, fiquei muito interessado pela obra, pois ela trata de um tema com o qual eu não era muito familiarizado nas narrativas de terror: O mito do Lobisomem. A obra do autor vem sem muitas pretensões no início, mas como nos filmes de terror dos anos 80, o mal se oculta até o momento certo de dar o bote. Com uma narrativa tétrica e cheia de reviravoltas, À Sombra da Lua é instigante e empolgante. Recomendo a obra para aqueles que querem sentir na alma o terror que é a aproximação da lua cheia. Fizemos uma resenha da obra aqui na Academia, basta acessar esse link.



O Vilarejo (Raphael Montes)


Esse foi o terror mais recente que eu li e um dos mais impressionantes. Apesar de ser bem pequeno (menos de 100 páginas), as histórias são muito bem elaboradas e carregadas de uma narrativa tétrica que pode dar calafrios. Cada conto fala de um personagem do vilarejo que é “acompanhado” por um pecado capital. Logo, temos sete histórias conectadas entre si, mas não necessariamente na mesma ordem cronológica que quando unidas no fim, revelam coisas... perturbadoras. E por falar em perturbadoras, as ilustrações são um show a parte, mostrando em seus traços o terror da narrativa escrita por Raphael Montes. O autor merece sua alcunha de “O Príncipe do Terror Nacional”. Fizemos uma resenha do livro na Academia, só clicar aqui.



A Branca dos Mortos e os 7 Zumbis (Abu Fobiya)

Você acredita em conto de fadas? Abu Fobiya mostra de forma macabra doze histórias de conto de fadas convertidas em terríveis narrativas digna dos contos dos irmãos Grimm. O autor, inclusive, se apoia nessas narrativas para dar a sua faceta a histórias como “Branca de neve e os Sete anões”, “João e Maria”, “Os três porquinhos”. Todas essas fabulas infantis transformadas em assustadoras histórias de terror. Outra coisa bem legal é que os contos tem uma sutil conexão entre si, mostrando o cuidado do autor ao escolher suas histórias. O livro vale a pena ser lido, pois, além das narrativas bem desenvolvidas, há ilustrações magníficas em preto e branco que dão um sabor a mais na obra. Acreditem, vocês verão com outros olhos as fabulas infantis depois de dar uma lida nesses contos.


É isso ai, leitores. Essa foi a minha lista de livros de terror para ler no Halloween. Conte nos comentários qual seria a sua lista ;)

E não se esqueça de participar do nosso Top Comentarista! Ta acabando \0/


Clique na imagem para saber como participar
Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Olá!!

    Nesse post infelizmente eu não vou ter muito o que opiniar porque eu sou muuuito medrosa hahaha. Sério, não consigo ler muito esses livros, mesmo acho melhor que filmes e adaptações.

    Estou lendo muitos elogios para O Vilarejo e acho que ele agrada aos fãs do genero!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Eu infelizmente não li nenhum terror Nacional até agora, mais tenho uma extensa lista de desejos de livros de terror nacional que conheci esse mês, o seu top 5 está todo nela rsrs , e espero poder ler logo em breve o meu mais desejados é "O Vilarejo", não vejo a hora de ler esses contos que está recebendo tanto elogio.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Conhecia a maioria dos livros citados, mas não li nenhum, o que despertou-me mais curiosidade por tantas indicações. O que mais estou ansioso para a leitura é, sem dúvidas, O Vilarejo por seus contos baseados em pecados capitais. Mas, também me interesso por O Vale dos Mortos e Branca de Neve e Os Sete Zumbis.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, tudo bem?
    Você sabe que não sou muito de ler livros de zumbis, então O Vale dos mortos eu passo.
    Eu já Os Sete quando estava no Ensino Médio, gostei bastante. Estou louca para ler O Vilarejo, pois gosto da escrita do Raphael Montes. Também quero ler À Sombra da lua.
    Adorei o post.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciano, não li nenhum dos livros citados, mas tenho muita vontade de ler "Os sete" de André Vianco, e conhecer também a escrita desse autor. Já li Dias Perfeitos do Raphael Montes e pretendo ler "O Vilarejo" assim que possível.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  6. Olá... Luciano, tudo bem??
    Eu adorei o seu top 5... dos livros que você citou só li um que foi Os Sete e estou com Sétimo para ler aqui... eu adoro a escrita do André Vianco, ele é simplesmente maravilhoso... fico completamente empolgada com os livros dele que prendem do inicio ao fim... O Vilarejo apesar de contos, eu quero ler, porque fiquei sabendo que os contos se relacionam entre sim lá pro final, então é claro que eu quero e muito ler.... os demais parecem ler legais também... parabéns pela postagem, xero!!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!