Obra de Luiz Otávio dialoga entre a poesia contemporânea e a tradicional

O livro "Palimpsestos, Outras Vozes e Águas" faz uma ponte entre poesias poesia contemporâneas e a tradicionais



              Olá, queridos leitores da Academia! Como estão? Hoje temos divulgação aqui no blog para aqueles que gostam de poesia. Convido vocês a conhecerem a obra "Palimpsestos, Outras Vozes e Águas", do autor Luiz Otávio Oliani, publicado pela editora Penalux.  


O livro:

O núcleo poético, nacional e internacional, fez-se, faz-se e se fará. Existem em cada canto, como perola rara, um alguém que “se esconde no meio do verbo”, este ser chamado poeta. Na obra de Luiz, adorna-se a figura de tal versista, nas suas páginas tomadas feito objeto palimpsesto.
          Com origem grega, a palavra palimpsesto refere-se aos objetos raspados com o intuito de se retirar o conteúdo escrito das suas páginas, para assim, recriar-se novamente um texto, uma obra. Retomando as primeiras palavras ditas acima, percebe-se nas três partes do livro de Luiz Oliani o retomar de escritos, de formas, estruturas, e palavras de consagrados escritores.
         Como diz o escritor Diego Souza, “Luiz se apropria das palavras de outros poetas, não só para homenageá-los, mas para libertá-los daquele sentido único, daquela visão gasta”. As referências a vozes de escritores alcançam extremos longínquos, como quando se fala de Drummond ou Kafka, mas também demonstra proatividade e atualidade, ao inovar trazendo as vozes de poetas modernos, como Alexandra Vieira.
         Após vagar nas memórias, as quais são percebidas como instrumentos para “guardar o mundo”, o autor finca-se no solo fervoroso do contemporâneo, passando pelos mais atuais poetas brasileiros, até chegar, ao final desta movimentação, à simbologia da Água, com poemas potenciais transformadores, os quais permitem a ressurreição da criatividade e da imaginação com suas inéditas poesias.

              Dialogar entre a poesia contemporânea e a tradicional, esse é o intuito da nova obra do escritor Luiz Otávio Oliani. Publicado pela editora Penalux, o livro “Palimpsestos, Outras Vozes e Águas” traz uma reflexão, por diferentes ângulos e influências literárias, sobre as grandes questões de todos os tempos: o amor, a solidão, a morte, a efemeridade do tempo entre outros.
                    A obra reúne, segundo o autor, "vozes" poéticas do presente e do passado. O livro mostra os palimpsestos, ou seja, os textos escritos e inspirados em autores tradicionais, que conversam com contemporâneos e com águas diversas, a partir de temas sem ligações com autores específicos.

A ideia era mostrar que o poeta precisa dialogar com o “cânone literário” para produzir sua própria obra, sem ignorar os que antecederam - ressalta.

Sobre o autor:

Luiz Otávio Oliani é poeta, contista, cronista e dramaturgo. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, em Direito, pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Atua como professor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Produção Textual em diversos estabelecimentos de ensino.
           Como escritor, publicou 12 livros, sendo 9 de poemas e 3 peças de teatro. É membro da APPERJ (Associação Profissional dos Poetas do Estado do Rio de Janeiro) e da Academia Humanística, Artística e Literária “Lítero Cultural”. Participa de mais de 200 livros coletivos nacionais e estrangeiros como poeta, cronista, contista ou autor de prefácios, orelhas ou resenhas críticas.  Participou da Revista Literária Sociedade dos Poetas Novos. Ainda representou o país, em 2017, no IV Encontro de Poetas da Língua Portuguesa em Lisboa (PT).


Serviço:


Livro: “Palimpsestos, Outras Vozes e Águas”
Editora: Penalux
Páginas: 108
Tamanho: 14 cm x 21 cm
Link para comprar: aqui.
Valor: R$36,00

Até a próxima, queridos leitores 😘

Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!