RESENHA - Love Is (PUUUNG)


Ficha técnica:
Referência bibliográfica: PARK, Demi. Love Is. 1ª edição. Rio de Janeiro, Selo Fábrica231, 2019. 208 páginas.
Gênero: Ficção coreana;
Temas: Amor, sentimentos, cotidiano;
Categoria: Literatura Estrangeira: literatura coreana;
Ano de lançamento: 2019


“O amor é algo que todos podem entender, e o melhor de tudo é que ele irradia em cada pequeno gesto na vida.”
*Love Is (pág. 5).

                Simplicidade.
                Ler um livro ao lado de quem você gosta. Tomar um café mais demorado. Ir ao cinema. Ver Netflix juntos. Passar uma manhã de domingo curtindo a preguiça e a companhia do outro. São coisas simples, mas que, muitas vezes, na rotina do dia-a-dia, não damos tanto valor quanto deveríamos. Love Is, livro da ilustradora Puuung, nos faz repensar e relembrar essas pequenas, mas valiosas sensações.

           Love is é um livro ilustrado pela sul-coreana Puuung (Dami Park), que virou sensação nas redes sociais após ela começar a publicar suas ilustrações sobre o amor a dois com muita maestria e sensibilidade em seus traços. Aqui, a narrativa dá lugar às ilustrações, mostrando por meio delas que a vida, embora seja complicada e sofrida, apresenta nas pequenas coisas do cotidiano o amor.
              E é muito simbólico (ao menos para mim) trazer uma resenha de um livro assim logo no dia dos namorados para ilustrar (literalmente) que podemos e devemos aproveitar melhor os pequenos momentos e não deixar que uma data como essa dite quando devemos ser amorosos com nossos pares.
           Folheando o livro (e lendo as legendas de cada ilustração) pude notar que nem sempre estou atento a esses pequenos detalhes. Às vezes a vida é tão dura e difícil que deixamos de apreciar pequenos gestos, pequenas atitudes, que, diariamente, fazem a diferença em nossas vidas. E como a própria autora diz em seu livro “O amor é algo com que todos podem se identificar [...]”.
            Esse não é um livro só para casais. É um livro para que as pessoas, de um modo geral, entendam que a felicidade pode vir de um simples gesto de afeto dado por alguém. E a autora ilustra isso muito bem, como na imagem abaixo, onde ela diz o seguinte: “De vez em quando só quero me deitar no meu sofá sozinha, não fazer nada e não ver ninguém”. E sabe aquela célebre frase do “dinheiro traz felicidade?”, pois é, pra mim ela não está errada. Dinheiro, no mundo que vivemos, PODE sim trazer felicidade, mas ele não é tudo, nem o único meio de busca da felicidade. A felicidade, na minha humilde opinião, é relativa e vai de cada um, mas muitas vezes esquecemos que ela pode estar ao nosso lado e não percebemos. O trabalho de Puuung é, ao meu ver, mostrar os pequenos detalhes que podem fazer a diferença.
          Não tem muito mais o que falar aqui. Vocês estão acostumados a ler minhas resenhas enormes, mas esse livro é simples: você é o narrador da sua própria existência. Aqui, a autora imprimiu em desenhos situações de seu próprio cotidiano. Situações essas que podem muito bem acontecer com qualquer um de nós.



             Não há um narrador no livro. Apenas as ilustrações da artista e pequenas notas de rodapé em uma folha em branco que descrevem, em palavras simples, o que se passa na imagem. As ilustrações são belíssimas e passam uma riqueza de sutilezas que fica difícil não refletir sobre nossas próprias ações do dia-a-dia e, quem sabe, dar mais valor a elas. Cada imagem conta uma história diferente e a depender de quem estará lendo, pode-se muito bem viajar em alguma história própria representada por aquela ilustração, afinal, todos estamos suscetíveis a amores cotidianos.
Eu, simplesmente, recomendo para todo mundo. Não existe um público específico para essa leitura. Qualquer um que tenha qualquer entendimento sobre amor, carinho e afeto será tocado de alguma forma com esse livro. E é bem possível que você passe a enxergar melhor seu cotidiano para descobrir que existem maravilhas nas coisas simples da vida.       







Bibliografia de PUUUNG (ordem cronológica):
Livros:

Love is – Selo Fábrica231 (2019).



Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!